Melhor forma de fazer um orçamento pessoal para não faltar dinheiro
Melhor forma de fazer um orçamento pessoal para não faltar dinheiro

Saiba a melhor forma de fazer um orçamento pessoal para não faltar dinheiro no final do mês. Calcular seus ganhos, despezas e gastos extras, e se precaver daqueles gastos inesperados é a melhor forma de equalizar sua vida financeira.

A princípio, calcular a sua renda mensal será o primeiro e um dos mais importantes passos para ajuda-lo no controle das finanças pessoais.

Neste artigo, estão algumas dicas para ajudá-lo a calcular a renda mensal, mensurar suas depezas e ter um melhor controle do seu dinheiro.

Melhor forma de fazer um orçamento pessoal e ter mais controle do seu dinheiro?

Melhor forma de fazer um orçamento pessoal e ter controle do seu dinheiro
Melhor forma de fazer um orçamento pessoal e ter controle do seu dinheiro
  • Calcule a renda mensal:

Se você já tem sua planilha de gastos pronta, agora comece a somar todas as suas fontes de renda, como salários, abonos como PIS, décimo terceiro, renda extra e se tiver, juros de investimentos.

  • Determine todas as fontes de renda

Some todas as suas fontes de renda: se for empresário, deve incluir apenas seu pró-labore, seu salário, ou trabalhos como freelances e trabalhos temporários, além de rendimentos de investimentos, caso tenha.

  • Calcule a renda anual bruta

Se você recebe um salário fixo, mensal, para calcular a renda bruta é simples, multiplicando pelo número de meses trabalhados no ano mais o décimo terceiro.

Ao fazer a soma, considere somente a renda líquida para calcular sua renda mensal, ou seja, o valor que você recebe após os descontos dos impostos, e outras deduções legais.

  • Adicione as rendas variáveis

Se você recebe outras rendas variáveis, como comissões de vendas ou bônus de produtividade, mensal, ou anunalmeten, lembre-se de incluí-las no cálculo da sua renda anual.

Para estimar uma renda média, some todas as suas rendas variáveis e divida pelo número de meses em que você as recebeu.

Mantenha um registro de todas suas fontes de renda e atualize-as regularmente para garantir que seu orçamento esteja sempre atualizado.

Desta forma, você já terá um panorama de suas finanças, na parte que é de suma importantância: saber quanto, de fato, você ganha por mês.

Lembre-se de que calcular sua renda mensal é um importante primeiro passo no gerenciamento das finanças pessoais.

Considere também, estabelecer um orçamento realista e eficiente, sem otimizações, para garantir que você vai atingir seus objetivos financeiros.

Não se esquecendo que gastar menos do que se ganha é uma prática importante para alcançar estabilidade financeira e evitar o endividamento, portanto:

Como calcular a renda mensal e ter um melhor controle do seu dinheiro
Como calcular a renda mensal e ter um melhor controle do seu dinheiro
  • Subtraia suas despesas de sua renda líquida

Agora que você chegou a um valor, subtraia suas despesas de sua renda mensal para determinar o seu saldo disponível: se negativo ou positivo.

Subtrair as despesas da renda parece ser uma coisa óbvia, mas saiba muitas pessoas que passam por dificuldades financeiras não costumam fazer isto de fato.

Saiba que esta é uma etapa de suma importância no gerenciamento de finanças pessoais, veja algumas dicas de como subtrair suas despesas de sua renda:

  • Faça uma lista de suas despesas

Se você ainda não fez, faça uma planilha de todas as suas despesas mensais, incluindo  as despesas variáveis (como alimentação, transporte, lazer e compras) e as despesas fixas (como aluguel, contas de luz, água e telefone).

Caso não tenha um valor das despesas variáveis, faça uma estimativa, despesas variáveis podem mudar de mês para mês, assim, é importante estimar o valor médio dessas despesas para ajudar a calcular o orçamento mensal.

Depois de ter a lista completa de suas despesas, subtraia o total das despesas do total da sua renda mensal.

Se o resultado for positivo, significa que você tem uma sobra de dinheiro para poupar ou investir, evite pensar no que vai gastar.

Mas, se o resultado for negativo, significa que você precisa fazer ajustes nas suas despesas, procurar onde pode ecomonizar, ou encontrar fontes de renda alternativas.

  • Reavalie suas despesas

Caso o resultado da subtração foi negativo, será preciso que você reveja suas despesas e veja onde é possível cortar gastos, tente eliminar as despesas que não forem desnecessárias e procure opções mais econômicas para as necessidades essenciais.

Com base no resultado da subtração, ajuste seu orçamento para garantir que você esteja gastando menos do que está ganhando e, assim, alcançar suas metas financeiras.

Lembre-se de que subtrair suas despesas de sua renda é apenas uma base do gerenciamento das suas finanças pessoais.

É importante também estabelecer um orçamento realista para garantir que você esteja atingindo seus objetivos financeiros.

Artigo anteriorComo fazer seu orçamento pessoal, controlar suas finanças e fazer sobrar dinheiro no final do mês
Próximo artigoQual o esporte considerado o mais popular no mundo?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui