O outono começou oficialmente nesta quarta-feira, 20 de março, às 0h06, e se estende até 17h51 do dia 20 de junho, pelo horário de Brasília.

A estação vai ser marcada pelo corte antecipado das chuvas no Brasil central, a partir da segunda quinzena de abril, o que pode trazer alguns riscos para o milho segunda safra que for plantado fora da janela ideal.

Outono começou nesta quarta-feira e se estende até 20 de junho

“A partir de abril já podemos ter chuva abaixo da média no Sul e acima da média no Nordeste, por causa da atuação da zona de convergência intertropical”, diz o meteorologista do Canal Rural, Arthur Müller.

Segundo ele, a partir de maio, a tendência é a umidade ficar dentro do esperado para o período, quando as médias climatológicas começam a ficar baixas, como é comum para esta época do ano no Brasil central.

Em relação às temperaturas, o frio pode chegar antes do inverno. “Mas serão pulsos de frio, o que não quer dizer que vamos ter um outono ou inverno rigorosos. As atuais mudanças do clima estão engolindo até mesmo os efeitos do La Niña que está a caminho”, afirma ele.

Outono deve ter novas ondas de calor sob efeito do El Niño, diz meteorologista

O outono começa, oficialmente, nesta quarta-feira, 20, no Hemisfério Sul. Tipicamente, a estação traz temperaturas mais amenas, mas neste ano, devido à influência do El Niño, o Brasil deve enfrentar novas ondas de calor até a chegada do inverno.

Micael Amore Cecchini, professor doutor no Departamento de Ciências Atmosféricas do IAG-USP, explica que as altas temperaturas devem continuar ao longo do outono. Já o fenômeno La Niña, que traz o clima mais frio, só deverá ser observado a partir do segundo semestre deste ano.

“Quando a gente tem El Niño, e estamos no final dele, dentro da normalidade, a gente tem temperaturas acima da média aqui no Brasil, normalmente. Então, a expectativa para esse outono é que, sim, as temperaturas sejam acima da média em todo o País”, detalha ao Terra. Especialmente no interior do Brasil, as altas temperaturas são esperadas ainda no outono.

Devido à elevação da temperatura no Brasil, é possível que novas ondas de calor sejam formadas no decorrer da estação.

“É até provável que a gente tenha mais ocorrências de ondas de calor, porque muitas vezes são elas mesmas que aumentam a temperatura média para uma região. Então, no próximo outono, agora março, abril, maio, é possível sim que tenhamos novas ocorrências de ondas de calor”, acrescenta Cecchini.

Chuvas e seca no Nordeste

Com relação às chuvas, haverá variação ao redor da média durante o outono. É esperado que, em algumas regiões do País, o volume de precipitação seja maior. Segundo Cecchini, há expectativa para seca no Nordeste.

Com informações do site Terra

Artigo anteriorEntenda os principais pontos da reforma tributária aprovada na Câmara dos Deputados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui