Sete formas de utilizar a inteligência artificial do ChatGPT como aliada no trabalho
Sete formas de utilizar a inteligência artificial do ChatGPT como aliada no trabalho

O ChatGPT tem se mostrado cada vez mais como um valioso aliado para profissionais de diversas áreas, porém muitos ainda não conhecem todas as formas de como aproveitar a inteligência artificial da OpenAI na sua totalidade para ajudar em suas atividades.

Na verdade, ainda ninguêm sabe das limitações desta inteligência artificial da OpenAI, que tem a capacidade, de além de responder questões, poder fornecer informações sobre diversos assuntos pesquisados, como produtividade.

E, para além disso, o chatbot ChatGPT também pode auxiliar no desenvolvimento de projetos, no planejamento de tarefas, e até mesmo na tomada de decisões e resolução de problemas.

Com o software da OpenAI, é possível obter orientação e sugestões que estimulam a criatividade, para lidar com desafios e se manter atualizado.

Sete formas de como a inteligência artificial do ChatGPT pode ajudar no seu trabalho

Antes, vale lembrar, que nenhuma inteligência artifical substitui a experiência humana, nem seu conhecimento profissional e técnico, estando ainda, sujeita a erros ou dados desatualizados.

Desta forma, dizemos que a IA pode ser usada como um auxiliar técnico, um ponto de partida, sendo também importante, o profissional checar as informações sugeridas antes de usa-las.

  • 1- Como usar a inteligência do chatbot para para organizar projetos?

O ChatGPT pode ser tornar um grande aliado na organização de seus projetos, dando sugestões práticas para que você possa atingir metas profissionais.

Independente da sua área de atuação, a ferramenta é capaz de criar planos de ação em detalhes, levando ainda em consideração seus objetivos e seu tempo disponível para executar as tarefas, basta colocar esta informaçãoe no prompt de comando.

Se você ainda não sabe como usar este recurso, basta digitar o comando bem detalhado, veja um exemplo: “me elabore um plano de ação para [cite o projeto que pretende realizar e sua área de atuação]. Meu objetivo é [coloque seus objetivos].O prazo para a realização é de [informe o prazo]. Monte um cronograma de ação em formato de tabela”.

  • 2 – Como obter sugestões do ChatGPT para superar dificuldades técnicas ou profissionais?

Usando o chatbot da OpenAI, é possível obter sugestões para solucionar diversos problemas, tanto técnicos como o de superar desafios no trabalho.

Para obter uma boa sugestão você pode começar por especificar sua dificuldade e área de atuação, além disso, pode ajudar a IA indicando algumas de suas dificuldades encontradas e pedir orientação.

O usuário pode obter diferentes formatos de resposta para as instruções solicitadas, quanto melhor for seu feed back para a IA, melhor será a resposta: pedindo para que seja na forma de checklists, tabelas ou tutoriais.

Uma sugestão é utilizar o seguinte comando: “Minha maior dificuldade como [sua profissão] é [indique a dificuldade em detalhes]. Crie um tutorial com passo a passo para me ajudar a resolver o problema”.

3 – Uso da IA em tomadas de decisões

Argumentos do ChatGPT sobre tomada de decisões no trabalho
Argumentos do ChatGPT sobre tomada de decisões no trabalho

Tomar decisões no trabalho pode ser para muitos algo desafiador, no caso de dúvidas ou impasses.

Desta forma, o ChatGPT pode ajudar o profissional a buscar uma solução mais assertiva, usando de zilhões de dados para considerar os prós e contras de cada situação.

Nesse caso, vale ressaltar a importancia poderar sobre a resposta apresentada pelo chatbot e conferir se as dicas sugeridas foram baseadas em informações atualizadas e verdadeiras.

Para fazer uso da inteligência artificial e ajuda-lo nas tomadas de decisões, o usuário deve inserir seguinte comando: “Apresente [um número] argumentos contra e [um número] a favor de [insira a ideia, a proposta, serviço ou produto]”.

Feito isso, connvém ainda pedir ao chat para explanar melhor sobre cada argumento apresentado, ineerindo o comando; “me fale mais sobre [insira o argumento] e o porque da sugestão”

Lembrando que o ChatGPT é uma inteligência artificial pré-treinada com base em conteúdo na internet, e pode não apresentar soluções totalmente adequadas às necessidades específicas.

  • 4 – Como usar o ChatGPT para geração de novas ideias e insights

Como usar o ChatGPT ara gerar novas ideias e insights no trabalho e vida profissional
Como usar o ChatGPT ara gerar novas ideias e insights no trabalho e vida profissional

O chatbot também tem se apresentado como uma excelente ferramenta para o estimulo à criatividade, ajudando com orientações e sugerindo ações para o desenvolvimento de projetos nas mais diversificdas áreas.

Apresentando sua demanda profissional e solicitando uma lista de ideias, o ChatGPT fornece ainda sugestões específicas para você atingir seus objetivos.

Uma sugestão para explorar esse recurso é dar comandos como “Me dê ideias para um [profissão] desenvolver um projeto para [tipo de projeto] com o objetivo[ detalhe seu objetivo]. Apresente uma lista de sugestões com propostas, como executar no formato passo a passo“.

  • 5 – Antecipar problemas e identificar soluções com uso da IA

Hoje é comum profissionais se previnirem de crises e se prepararem para lidar com dificuldades, ajudando-os a superar desafios com mais eficiência e rapidez.

O ChatGPT pode ajuda-lo a antecipar possíveis cenários, identificar eventuais problemas e buscar soluções antecipadas para cada caso de imprevisto.

Para isso, é preciso usar comandos bem específicos, como: “Quais são os principais desafios para um [profissão ou mercado] com necessidade de [indiquea pretensão ou projeto a ser executado]? Me apresente uma lista com sugestões de soluções práticas para cada um desses desafios”

E, de novo fica a dica, peça ao chatbot para detalhar cada uma das soluções apresentadas e como aplica-las com eficácia.

  • 6 – Formular um plano de ação para resolver situações usando o ChatGPT

    Antecipar problemas e identificar soluções com uso da IA do ChatGPT
    Antecipar problemas e identificar soluções com uso da IA do ChatGPT

Esta sugestão de prompt está ligado aos outros já sugeridos, para melhoria na produtividade, solução de problemas num projeto, definindo as bases de um plano de ação.

As possibidades de sugestões são imensas diante da inteligência artificial, já que ela se baseia suas informações em um banco de dados imensurável.

Este comando deve ser usado para completar os raciocínios, após isso, peça ao chat que lhe dê detalhadamente como aplicar passo a passo.

Neste ponto, você vai precisar usar prompts específicos, de acordo com o que foi sugerido pela IA, como: “Me fale mais sobre a Estimulação criativa”. “Me fale mais sobre Análise da situação”. “Me de detalhes sobre Definição de prazos”, etc.

  • 7 – Ideias de cartas de vendas, pós vendas, feedbacks para equipes de venda com uso do ChatGPT

    Ideias de cartas de vendas, pós vendas, feedbacks para equipes de venda com uso do ChatGPT
    Ideias de cartas de vendas, pós vendas, feedbacks para equipes de venda com uso do ChatGPT

Obtenha ajuda do Chatbot para confecção de email diversos, como feedbacks para vendedores, cartas de vendas e promoções de produtos, agradecimentos, pós vendas, etc.

Assim como a inteligência artifical pode ajuda-lo em todosos pontos acima citados, ele poderá ainda leh ajudar em todos os outros passos, da comunicação interna e externa em seu trabalho.

Para ter uma boa resposta do chetbot seja específico em seu comando: “Me dê uma sugestão de email ou mensagem de feedback para meus vendedores”, ou Me confecione uma carta de agradecimento ‘pós vendas’ para um cliente”, etc

 

Artigo anteriorBard vs ChatGPT: Inteligência Artificial Google vence disputa com 4 funções gratuitas
Próximo artigoFeriados segundo semestre de 2023 tem ‘feriadão’! Confira e programe-se para o próximo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui