A inteligência artificial (IA) segue em constante e rápida evolução, com o ChatGPT e BARD começando a desempenhar um papel cada vez mais importante e presente em nosso cotidiano.
Entre as duas ferramentas, uma das mais populares e mais utilizadas no momento é o ChatGPT, disponível para o Brasil, e, que se destaca por sua capacidade de interagir com usuários de forma um tanto natural e respostas úteis.
E, para entrar na briga, o Google também lançou recentemente sua IA, batizada como Bard, que promete ir além das capacidades do ChatGPT.
Bard vs ChatGPT: quem vence disputa entre as inteligências artificiais
O Bard é uma inteligência artificial avançada e que foi treinada em um vasto conjunto de dados, com habilidades que vão, desde de criar poesias até compor músicas.
Uma das principais diferenças entre o Bard e o ChatGPT é a sua especialização em linguagem criativa.
Enquanto a AI de ChatGPT é mais voltada para a comunicação e interação geral, o Bard é capaz de produzir até peças artísticas, além de expressar emoções através da linguagem.
IA do Google
O Bard, além disso, oferece gratuitamente algumas funcionalidades interessantes e que podem melhorar a experiência dos que pretendem contar com a ajuda da IA para melhorar a produtividade e obter informações com mais práticidade e precisão.
A inteligência artificia do Google utiliza uma técnica chamada “aprendizado por reforço” que busca melhorar continuamente suas habilidades de composição.
O Bard é capaz de criar poesias em diferentes estilos e gêneros, adaptando-se às preferências do usuário.
Além disso, ele pode compor melodias e harmonias cativantes, proporcionando uma experiência musical única.
Vale lembrar que, assim como qualquer inteligência artificial criada até o momento, o Bard ainda tem suas limitações.
Embora ela seja capaz de produzir conteúdos criativos, seu processo de aprendizado é baseado em dados existentes, o que significa que ele não possui uma compreensão completa como dos humanos, do significado e do contexto das palavras.
De todo modo, o Bard vem se mostrando uma ferramenta fascinante e surpreendente, comprovando os avanços contínuos da IA.
Com suas habilidades criativas, ele pode ser uma fonte de inspiração para poetas, músicos e qualquer pessoa interessada em explorar a linguagem de uma forma única e artística.
Limitações do ChatGPT diante do BARD
Como uma IA treinada em linguagem natural, o ChatGPT pode responder diversas perguntas, fornecer informações, auxiliar em tarefas específicas com sugestões e até mesmo dar conselhos.
Contudo, caso for preciso tirar dúvidas sobre algum assunto mais atual, a base de dados do conhecimento desta IA é atualizado somente até setembro de 2021.
No entanto, vale ressaltar que já é possível usar a ChatGPT com acesso à informações atualizadas da internet em tempo real, mas ainda não fornece análises mais recentes ou dados que ainda não estejam dentro do seu aprendizado.
Contudo, ele ajuda a criar conteúdos, sugere ideias para redações, realiza traduções, auxilia em questões gramaticais e mais uma infinidade de usos.
Bastando saber usar o “prompt” correto, fornecendo as informações necessárias para ajudar na busca de repostas, da melhor forma possível.
Lembrando que por ser um modelo de linguagem treinada pela OpenAI, seu objetivo principal é auxiliar com informações e suporte, não podendo substituir completamente a orientação de um profissional humano em áreas específicas.
A própria inteligência do ChatGPT recomenda buscar a opinião de especialistas quando necessário, como em áreas de saúde, finanças, direito, entre outras.
Assim, pode se concluir, que as IAs estão em constante evolução, e devem continuar nos surpreendendo com suas capacidades.
Quatro funções exclusivas do Bard que o ChatGPT não oferece de graça
As quatro funções exclusivas do Bard, que a IA da OpenAI não oferece na versão gratuita, são estas:
- Inclusão de imagens nas respostas: oferece o recurso de forma a deixar as interações mais visuais e didáticas, melhorando a compreensão de diferentes assuntos pesquisados pelos usuários.
- Capacidade de enviar comandos por voz: a ferramenta permite que as pessoas usem o chatbot de uma maneira muito mais acessível, pensando principalmente nas pessoas com deficiências motoras e naquelas que têm preferências por interações de voz.
- Realização de pesquisas em tempo real na internet: o Bard fornece informações atualizadas e relevantes de forma rápida, enquanto o ChatGPT, na versão gratuita, não atende as buscas dessa mesma forma.
- Resumos de conteúdos da web: o recurso de resumo permite que as pessoas consigam economizar tempo ao buscar informações relevantes de forma mais eficiente.
Apesar de todas as vantagens, é bom que você saiba que a IA do Google ainda está em fase de testes e ainda não foi liberada no Brasil. De toda forma, a expectativa é que isso aconteça muito em breve
Tanto o ChatGPT quanto o Bard são exemplos de como a IA podem ser usadas de maneiras diversas e inovadoras.
Acreditamos que com o tempo, podemos esperar que essas tecnologias se tornem ainda mais sofisticadas e integrem-se ainda mais ao nosso dia a dia.