Você sabe quais são os Tipos Existentes de Acupuntura?

A técnica chinesa oferece mais de uma opção de bem-estar ao paciente. Que a acupuntura pode aliviar as dores, diminuir a tensão, ajudar no tratamento e até na cura de uma doença, você já sabe. A novidade é que essa técnica pode oferecer mais de uma opção – e diferentes produtos para acupuntura – para que o paciente se sinta à vontade e escolha o melhor tratamento, de acordo com sua necessidade.

acupuntura

acupuntura

Dentre as inúmeras formas que a acupuntura pode utilizar, destacam-se:

• Acupuntura clássica: feita através de agulhas de acupuntura, que por serem finas, são indolores e estimulam os pontos selecionados, assim que a agulha entra na pele. É um método mais rápido, indicado para todos os tipos de doenças.

• Aurículo acupuntura: é o tratamento onde as agulhas são inseridas somente na orelha. Elas são curtas e ficam presas por um esparadrapo, de alguns minutos, até alguns dias, dependendo da patologia.

• Eletro acupuntura: onde os pontos são estimulados através de aparelhos eletrônicos, que conectados às agulhas de acupuntura, geram corrente elétrica (de baixa intensidade), simulando a energia do próprio organismo. Apresenta melhores resultados em tratamentos como: nevralgia e paralisia dos nervos.

• Laser acupuntura: indolor, os pontos são estimulados através de feixes de luz, que atuam sobre os meridianos e os pontos específicos de acupuntura. Indicado para tem medo de agulha, como por exemplo: crianças, que sofrem de asma brônquica, rinite e bronquite. Esse tipo de tratamento recupera os tecidos afetados pela doença, pois penetra nos tecidos e na pele, além de estimular terminações nervosas.

• Moxa: método terapêutico externo, que consiste na técnica de utilização de ervas, como a Artemísia, que é compactada em forma de bastão e queimada sobre os pontos de acupuntura. Essa queima produz estímulos de calor, que regulam o equilíbrio, agem sobre os meridianos e proporcionam o bem estar ao paciente. É um tratamento indicado nos casos de problemas crônicos e nas doenças caudadas pelo clima, como: resfriado, diarreia e dor abdominal..

Ventosa para acupuntura: nesta técnica, o ponto da acupuntura é estimulado pela ventosa, ou seja, pelo acúmulo de sangue na área onde o paciente está tendo problemas. Produtos de acupuntura, como frascos de borda lisa com uma abertura estreita são usados para sugar a pele. Esse tipo de tratamento melhora tanto a circulação da energia, quanto a do sangue. É indicado principalmente em processos inflamatórios.