Você Sabe o Que São Horas Planetárias?

A Tradição Astrológica faz uma associação entre as horas do dia e os planetas. Não se sabe ao certo quando e onde esse sistema surgiu, mas a criação dele geralmente é atribuída aos caldeus, um povo que habitou a região sul da Mesopotâmia por volta do ano 600 a. C.

O Que São Horas Planetárias?

O Que São Horas Planetárias?

As horas planetárias não têm nada a ver com o significado das horas que circula pela internet. As referências para o cálculo das horas planetárias são o nascer e o pôr-do-sol. O tempo entre o raiar do dia e o pôr-do-sol é chamado de arco diurno e é dividido em 12 partes iguais. Da mesma forma, o período entre o crepúsculo e o nascer do sol na manhã seguinte também é dividido em 12 partes. Com isso, temos um total de 24 “horas”, 12 diurnas e 12 noturnas.

A primeira hora de cada dia é a hora em que o sol nasce. Essa primeira hora é regida pelo mesmo planeta ao qual é associado o dia da semana em que se está: domingo é associado ao Sol, segunda-feira à Lua, terça-feira a Marte, quarta-feira a Mercúrio, quinta-feira a Júpiter, sexta-feira a Vênus e sábado a Saturno. De acordo com essa regra, a primeira hora de toda segunda-feira, por exemplo, é regida pela Lua.

Depois de determinada a primeira hora planetária do dia, as horas seguintes são associadas aos planetas conforme uma seqüência fixa chamada de Ordem Caldeia ou Ordem Descendente. Essa seqüência baseia-se no conceito aristotélico do Universo e na ordem das esferas planetárias, e organiza os planetas assim: Saturno, Júpiter, Marte, Sol, Vénus, Mercúrio e Lua. Se tomarmos novamente o exemplo de uma segunda-feira, a primeira hora do dia é regida pela Lua, a segunda, de acordo com a Ordem Descendente, é regida por Saturno, a terceira por Júpiter e assim por diante.

O conhecimento das horas planetárias é de grande utilidade, pois a influência de cada planeta sobre a hora que ele rege dá a essa hora certas características que a tornam mais ou menos propícia a determinadas atividades. As horas regidas por Saturno são mais introspectivas e favorecem a reflexão e as tarefas que exigem disciplina e paciência. As horas de Júpiter são perfeitas para a ampliação de horizontes e, portanto, favorecem todo tipo de atividade. Marte dá às suas horas o potencial para a ação, os inícios e a conquista de objetivos, além de tornar o momento propício a competições. As horas associadas ao Sol favorecem as atividades de liderança ou que requerem energia. Vênus rege as horas de beleza e harmonia, ideais para os prazeres e para as relações sociais e afetivas. Mercúrio torna suas horas perfeitas para o estudo, o ensino e a comunicação. A Lua traz para as horas sua instabilidade, favorecendo a avaliação de sentimentos e emoções, além de tornar as horas mais agradáveis para a realização de tarefas do cotidiano.

É importante lembrar que as horas planetárias não coincidem com a hora oficial. Isso porque o horário oficial que todos seguimos é determinado com base em uma hora padrão, enquanto as horas planetárias são solares e sua duração varia a depender da época do ano. Além disso, o horário oficial considera o início de um novo dia à meia-noite, diferente do dia astrológico, que só começa quando o sol nasce.