Usos Mais Comuns dos Geradores a Diesel

Apesar da grande disponibilidade da energia elétrica nos dias de hoje, os geradores ainda são necessários para muitas pessoas em todo o mundo. Existem diversos tipos de geradores, dos elétricos aos movidos à gasolina, mas a finalidade permanece a mesma: fornecer energia.

Um dos tipos mais comuns de gerador é o movido a diesel. Ele pode ser usado em diversas aplicações em ambientes industriais e domésticos.

Uso industrial e comercial

Os geradores a diesel são comuns nas indústrias por diversos motivos. Em primeiro lugar, o diesel é menos inflamável que a gasolina, o que o torna muito mais seguro para operar em um ambiente industrial. Além disso, geradores a diesel possuem um projeto relativamente simples, o que facilita o conserto caso ocorram problemas.

Na maioria dos casos, os geradores a diesel são mantidos no local para serem usados como reserva em caso de falhas no fornecimento principal de energia. Isso pode ocorrer por inúmeros motivos, desde manutenções na rede de energia até desastres naturais. Nesses casos, a manutenção da energia pode ser particularmente importante em um fábrica, por exemplo, onde uma interrupção no serviço de energia elétrica pode, algumas vezes, representar um prejuízo de milhões de reais. Porém, ele também é importante para serviços críticos, como hospitais, que precisam de fornecimento regular de energia elétrica para alimentar equipamentos médicos vitais.

Além disso, os geradores a diesel são muito úteis em data centers, que precisam ser capazes de manter a energia para proteger o acesso aos dados eletrônicos. Os data centers geralmente fornecem armazenamento e hospedagem externos para empresas. Por esse motivo, em caso de falta de energia, as empresas poderiam perder o acesso a suas informações, e websites poderiam ficar temporariamente inacessíveis.

Uso doméstico

Geradores a diesel também são usados em diversas aplicações domésticas. Se você mora em uma zona rural onde o fornecimento de energia elétrica é intermitente, principalmente em períodos de clima hostil, um gerador pode compensar as quedas de energia. Isso pode ser especialmente importante se você vive em uma região que sofre com frequentes furacões e terremotos.

Mesmo que você tenha um fornecimento regular de energia, os geradores podem ser úteis se você costuma fazer uma série de atividades por conta própria, do tipo “faça você mesmo”, por exemplo, ou se houver um anexo ou galpão em sua propriedade que não esteja conectado à rede elétrica.

Se pretende realizar um evento em sua propriedade, um aluguel de geradores pode ser a forma perfeita de fornecer energia para uma tenda ao ar livre. Nesses casos, alugar um gerador geralmente é mais econômico que comprar um gerador a diesel definitivamente. Entretanto, é preciso sempre se certificar de que o gerador esteja funcionando de forma segura em eventos desse tipo. Por exemplo, eles devem ser mantidos longe da tenda para permitir o escape de gases venenosos, mas devem ser sempre protegidos da chuva. Se estiver em dúvida sobre como trabalhar com um gerador a diesel em um ambiente doméstico, lembre-se de pedir instruções à empresa de locação ou contratar um profissional para operá-lo.