Usando Húmus para Adubar a Terra

Húmus para Adubar a Terra

Húmus para Adubar a Terra

Para transformar folhas, aparas de grama e restos de cozinha em húmus, você vai precisar começar a fazer compostagem. O húmus é a vida do seu solo. Sem ele, o solo é estéril e incapaz de produzir plantas, grama ou flores. O húmus é o material escuro que resulta da decomposição de matéria orgânica – folhas, aparas de grama, resíduos de jardim, lodo, restos de cozinha, ou qualquer material desse tipo.

O húmus é importante porque retém a umidade no solo, permite uma melhor ventilação e drenagem e estimula o crescimento de organismos no solo que ajudam a tornar os nutrientes disponíveis às plantas. Além disso, ele melhora a estrutura geral do solo, tornando-o propício a vida.

No passado, o húmus era bastante utilizado por meio da adubação orgânica com esterco. Como é bem provável que você não viva em uma fazenda ou muito menos possua um cavalo ou uma vaca em casa, é muito interessante poder fazer seu próprio húmus através do processo de compostagem dentro da sua casa.

Resíduos de jardim, sob a forma de composto são uma fonte de húmus que a maioria dos jardineiros deixa de utilizar, embora seja bastante fácil de fazer. Quase todo jardim tem espaço para uma caixa de compostagem escondida. Basta conseguir uma caixa de um bom tamanho, e ir adicionado os materiais, tomando cuidado para que eles não peguem chuva e fiquem em local sombreado e aerado. Aqui, folhas, aparas de grama, ervas daninhas, flores mortas e até mesmo resíduos vegetais provenientes da cozinha podem se tornar em húmus de alta qualidade.

Depois de pronto, você pode facilmente adicionar um pouco desse húmus a terra e se surpreender com os resultados.