Torne sua Casa Sustentável

O conceito de sustentabilidade está cada vez mais presente em nossas vidas. As mudanças do clima e a aceleração da degradação de recursos naturais fizeram com que a responsabilidade com o meio ambiente fosse também cuidada dentro de nossas casas.

Meio ambienteMas como aplicar a sustentabilidade no lar? Isso talvez seja algo intangível para algumas pessoas – mas, o que muitos não saibam é que nem sempre é preciso gastar muito para aplicar em casa soluções amigáveis ao meio ambiente. Em alguns casos, tomar decisões ecológicas pode até representar economia no bolso.

Contribuições simples também fazem a diferença para o meio ambiente – como ficar de olho em vazamentos de água nas instalações de sua casa. Isso evita o desperdício de água limpa e contribui com a natureza.

Caso você encontre algum tipo de vazamento, o ideal é contatar o mais rápido possível uma desentupidora para resolver o problema. Você notará a diferença na próxima conta de água!

Dicas sustentáveis para o lar

Eis, abaixo, algumas dicas de como deixar a casa verdinha, verdinha…

  • Tijolo Ecológico: seca ao sol (sem precisar ir ao forno a lenha). A opção por esse tipo de tijolo poupa a queima de sessenta árvores. Benefícios: dispensa acabamento com massa corrida
  • Sistema de Energia Solar: com ele, se gasta 30% menos energia elétrica. Benefícios: com a economia na conta de luz, o investimento (cerca e R$ 5 mil) se paga em dois anos.
  • Sistema de Captação De Água da Chuva: em uma região chuvosa, a metade da água necessária à família pode vir desse sistema. Benefícios: além de ajudar a economizar na conta, há garantia de abastecimento de água para o futuro, quando ela for um item mais escasso – e caro.
  • Estação Doméstica de Tratamento de Esgoto: permite reaproveitar a água para tarefas do dia-a-dia, como a limpeza da casa.
  • Lâmpada Fluorescente: consome 80% menos energia do que uma lâmpada incandescente e dura dez vezes mais. Benefícios: custa mais caro do que as lâmpadas comuns, porém, sua vida útil é infinitamente mais longa do que a das lâmpadas convencionais. Elas ainda poupam energia.