Tenha Segurança com Gôndolas

Pode parecer certo exagero, mas uma loja, supermercado ou outro estabelecimento comercial pode ser um foco de acidentes de variadas gravidades para os clientes que os frequentam. Essa noção não vale apenas para a distração de um adulto, mas principalmente para a inocência e imprudência de crianças pequenas, na maioria das vezes quando escapam da atenção dos pais. Entretanto, a forma na qual os produtos são expostos pode ser fundamental na intenção de minimizar esse tipo de acontecimento, dadas as características do local nos quais os mesmos se encontram.

É óbvio que nem todos os acidentes em estabelecimentos comerciais tem a ver diretamente com a estrutura da loja, visto que precisamos contar com fatores externos a ela como pisos molhados, desatenção e congêneres. Todavia, pode-se observar um número significativo de acontecimentos diretamente ligados a ela que não apenas colocam em risco o bem-estar dos clientes como também podem resultar em prejuízo material para a loja.

Disposição dos produtos  

De maneira geral, a escolha da estrutura física que abrigará os produtos pode fazer a diferença nesses casos. Façamos por exemplo uma comparação entre as prateleiras convencionais e gôndolas de madeira com ganchos retiráveis, por exemplo. Nas primeiras, pode acontecer o esvaziamento de espaços que levariam uma criança pequena a tentar escalar a estrutura, derrubando assim não só os produtos como expondo-se ao risco de ferimento. Nas gôndolas, as seções não utilizadas, desde que retirados os ganchos correspondentes, não permitem esse tipo de ação.

Gôndola

Mesmo que por acaso a criança se apoie com força em um dos ganchos utilizados, o que pode acontecer no máximo é aquela peça em específico e somente os produtos pendurados a ela se soltem, minimizando danos e possíveis ferimentos. No caso de uma prateleira convencional, toda a seção viria poderia vir abaixo. A possibilidade da retirada dos ganchos não utilizados também é um diferencial das gôndolas no sentido de ser menos um elemento de risco em caso de contatos bruscos, o que as difere das estruturas nas quais os ganchos são fixos.

O limite de utilização dos ganchos em termos do número possível de produtos suportados por cada um, além de colaborar para a visibilidade dos produtos, permite que a estrutura não fique sobrecarregada e possa vir abaixo pela própria ação da gravidade combinada com a fragilidade da mesma em suportar peso excessivo como pode acontecer com uma prateleira convencional.

Escolhas

Como podemos observar, além de vantagens estéticas, as gôndolas de madeira com ganchos retiráveis possuem também características de destaque no quesito segurança. No momento da escolha do seu ponto de venda, caso seu produto permita esse tipo de exposição, a preferência por elas pode se tornar um diferencial para a organização de seu estabelecimento, evitar surpresas desagradáveis durante o expediente e momentos de reposição dos produtos e também auxiliar na minimização de despesas provenientes de danos materiais. Além disso, a segurança dos clientes também fica priorizada, sabendo que além uma estrutura organizada eles também terão acesso a uma seleção de produtos disposta de maneira pensada para o bem-estar dos mesmos.