Televisão no mundo moderno?

O que hoje pode ser considerado atualizado?  Por quanto tempo permanecerá atualizado? Tem certeza que já não inventaram nada mais avançado do que isso? Pois é, esses são os tipos de perguntas que devemos fazer para praticamente todo o tipo de coisa que interagimos no dia a dia. No campo tecnológico a situação chega a ser assustadora, se comparar o momento atual, com aquilo que encontrávamos a 20 anos atrás.

Esses constantes acessos aos canais de comunicação e de informações, por exemplo, provocaram a necessidade de adaptação nas empresas de telefonia móvel, que precisaram criar aparelhos cada vez mais sofisticados e que consigam acessar os mais diversos recursos disponíveis na grande rede. O reflexo disso, acaba por resultar em grandes alterações não somente para o campo dos próprios telefones.

Uma dessas alterações se explica em um sentimento de “pressa” dos grandes jornais de comunicação: agora eles precisam gerar conteúdo o tempo todo, porque todos estão quase 24 horas por dia ligados em seus sites e vão se aborrecer se demorar a surgir algo novo para ler – ou se demorar para aparecer um fato novo sobre um assunto já abordado (por exemplo, crises políticas ou guerras).

O mundo conectado

Essa-imagem-se-tornou-quase-obrigatória-em-todos-estabelecimentos.A coisa mais normal do mundo moderno é encontrar uma plaquinha onde se lê “Wi-Fi”, que significa que naquele ambiente há internet com tecnologia sem fio disponível. Em geral, são encontradas em estabelecimentos comerciais, restaurantes, salão de eventos, interior de shoppings, etc. Na maioria das vezes, ela possui login e senha de acesso, fornecidas mediante um funcionário do local, mas algumas são completamente abertas (por exemplo, as dos shoppings e na própria rua, como é o caso de algumas cidades cuja prefeitura disponibiliza o acesso à população).

É claro que poder se manter atualizado sobre os fatos que movem o mundo é uma coisa boa, mas a verdade é que essa ferramenta e nova característica de distribuição de informação não são usadas das melhores maneiras, e com isso, o pessoal acaba por se prender a atualização de fatos que não agregam conhecimento ou de fato importância.

Por incrível que pareça, a televisão ainda é uma das últimas coisas (antigas!?) que ainda mantem a atenção do público consumidor, e hoje em dia é possível se entreter também com bastante conteúdo diversificado encontrado, por exemplo, em um desses pacotes Cs Sky que oferecem uma grande variedade de canais voltados ao entretenimento dos mais diferentes públicos.

Qual o limite?

Qual-o-limiteEssa pergunta talvez seja feita desde os primórdios da Idade Média, mas se traçarmos uma linha no tempo, a partir destes 2 últimos séculos que passaram, é possível perceber que as mudanças se tornaram cada vez mais significativas. Nesse últimos 10 anos, já é possível perceber que pelo nível de criação em que as coisas chegaram, já não se encontra com tanta facilidade, áreas em que o ser humano ainda não tenha um certo tipo de domínio sobre a matéria.

E ainda sobre a pergunta, não dá para saber aonde o nível das coisas chegarão. Talvez não será tão cedo que encontraremos máquinas e equipamentos hollywoodianos circulando pelas ruas, mas que o cenário já começa a assustar por tanta tecnologia, isso já é verdade.