Sustentabilidade e Painéis Solares

Um dos grandes desafios para a construção de um mundo sustentável reside na questão energética. As matrizes de geração de energia são hoje fundamentais para o mundo contemporâneo, porém são grandes vilãs da ecologia, pois ainda hoje, a maior parte da energia produzida para o consumo humano vêm de fontes extremamente poluidora. Algumas alternativas surgiram nas últimas décadas, a talvez a mais promissora seja a energia solar.

Painéis Solares

Painéis Solares

A energia solar basicamente pode ser aproveitada de duas maneiras diferentes, através de aquecedores solares e painéis solares fotovoltaicos. Um aquecedor solar é um dispositivo responsável por captar a energia solar e convertê-la em energia térmica. Este processo é bastante utilizado em alguns países principalmente para o aquecimento de água residencial, o que se traduz em uma grande economia na conta de energia. E não só isso: A economia na conta de energia se traduz em poupar recursos do meio ambiente, pois a economia de energia evita o desgaste dos recursos naturais poupando a geração de energia elétrica a partir de fontes poluidoras.

A segunda maneira de se aproveitar a energia solar se trata da conversão dos raios solares em energia elétrica. Isto é feito por dispositivos conhecidos como painéis solares fotovoltaicos, que geram a energia, que pode ser integrada à rede de luz residencial,  gerando mais economia na conta de energia, ou em grandes usinas solares, ou seja, grandes áreas cobertas com painéis solares para gerar energia elétrica em larga escala. Diversos países europeus apostam firme nos painéis fotovoltaicos, como Espanha e Alemanha. Apesar disso, no Brasil, o preço do painel solar é muito alto ainda, o que acaba afugentando muitos consumidores.

E para concluir, sempre é bom pesar as vantagens e desvantagens da energia solar: apesar de seu uma forma bastante limpa de geração de energia elétrica, e grande contribuinte para a sustentabilidade do planeta, a energia solar precisa seguir ainda por um longo caminho antes de ser a fonte geradora salvadora do mundo. As placas atuais produzem uma quantidade ainda muito baixa de energia, além do seu elevado custo, em decorrência dos materiais utilizados na composição de placas solares fotovoltaicas, o que acaba não atraindo consumidores. Por isso talvez, sejam necessários alguns anos de pesquisas para que os geradores solares se tornem uma alternativa viável para o consumidor, e possam finalmente ser empregadas em larga escala na produção de energia elétrica sustentável.