Suprimentos de Automação de qualidade e bons resultados de Impressão

De nada adianta ter bons equipamentos, eficientes e rápidos se não houver bons suprimentos para que estes equipamentos funcionem corretamente e tenham os resultados esperados. Para isso é fundamental um material de qualidade aliado a um bom preço. Em se tratando de suprimentos para automação comercial e industrial, no controle de produtos, equipamentos e acesso de pessoas, o cuidado deve ser redobrado. Suprimentos com qualidade, certamente resultarão em relatórios precisos e rápidos. E ainda, o uso de equipamentos automáticos e bons suprimentos não dispensam mão de obra qualificada e uma boa manutenção. É preciso atentar-se a todos os detalhes para resultados perfeitos.

Impressora térmica

Impressora térmica

Em se tratando de suprimentos de automação, uma impressora térmica, muito utilizada para impressão de notas fiscais, tickets, cupons, pulseiras e etiquetas, necessita de papel térmico, semelhante ao utilizado nos aparelhos de fax para poder imprimir corretamente.

A impressora térmica, que é rápida e econômica, não utiliza toner ou cartucho de tinta para seu funcionamento, apenas necessita desse papel especial, que em contato com o calor, grava as informações emitidas pelo servidor. No caso de etiquetas, existe um tipo específico para cada necessidade, de vários modelos e medidas.

As etiquetas para impressora térmica mais utilizadas são as em papel couche ou Bopp, dentre outros materiais. As principais aplicações das etiquetas para impressora térmica são na automação, marcação de preços, código de barras ou serialização de produtos. Nas impressoras térmicas também são utilizadas as fitas ribbons, para impressão de código de barras, geralmente usada em leitura ótica com raio laser. A fita ribbon possui tinta em um dos lados, soltando-se com o calor da impressora térmica e afixando-se em superfícies. Do outro lado a fita ribbon tem silicone de proteção, que elimina estática e dissipa o calor.

As impressoras mais conhecidas de impressão com fita ribbon são Zebra, Argox e Datamax. As impressoras de crachá, muito utilizadas em empresas, faculdades e órgãos públicos para impressão de crachás de identificação de funcionários, alunos e cartões de ponto, também necessitam de material especial para funcionamento. O material o qual é feito o crachá é o cartão de PVC, geralmente branco, que se encaixa perfeitamente nas impressoras e possui tamanho, espessura e formato padrão. Além do cartão de PVC convencional ainda existem os cartões especiais para impressora Zebra, Evolis e SmartCh, também utilizados para confecção de cartões de planos de saúde, controle de acesso de alunos em academias, cartões fidelidade, entre outros.

É fundamental saber escolher corretamente o material a ser utilizado em sua impressora térmica. Muitas vezes, o uso de materiais de baixa qualidade danifica as impressoras e resulta em trabalhos de mal feitos. Antes de escolher o suprimento pelo seu preço, avalie também sua procedência e qualidade!

  • Paula

    gostaria de saber qual tipo de ribbon que devo usar para impressão em faixas amarela(ou seja a terceira placa para caminhões,resolução 370), para melhor acabamento pois no momento estou usando uma que sai muito falhada e arrebenta muito,como diferencio a qualidade.
    a impressora eu comprei da itdirect.com.br(compex tecnologia ltda),por favor se vcs poderem esclarecer essa duvida para mim desde já agradeço.
    Vi outras faixas elas são 99% perfeita.
    Obrigada.