Software Para Gestão de Clínicas

E difícil pensar nos dias de hoje em uma clínica sem um bom software para a gestão. Mesmo que existam programas alternativos ou genéricos, que cumpram as funções básicas melhoradas por secretárias e recepcionistas, esse tipo de software voltado para a rotina das clínicas faz toda a diferença. Passaram-se anos após o desenvolvimentos dos primeiros programas desse tipo, e eles evoluíram muito. Com os novos recursos e as ferramentas intuitivas, eles criam um abismo de diferença entre os estabelecimentos que são gerenciados por eles, e os que insistem em atrasar a modernização da rotina de trabalho. Se o futuro empresário ou grupo de empresários decide abrir a sua clínica, parte do orçamento desse investimento deve estar voltada para o software para gestão de clínicas.

software para clinica

O planejamento anterior na aquisição do produto pode possibilitar uma consulta de forma minuciosa, uma pesquisa que gere um relatório dos softwares que melhor se encaixam naquela clínica em particular, e estejam também dentro do orçamento possível. Encontrar o software ideal não é difícil nem requer o conhecimento prévio da rotina exata nem das especialidades médicas que estarão em atuação no estabelecimento, já que de forma geral esses programas são bem flexíveis e possuem uma equipe de manutenção e controle da empresa contratada. Mas somente a consulta direta com um representante poderá revelar as possibilidades e limitações de cada opção.

Principais funcionalidades

Para escolher o software clínica  ideal, algumas funcionalidades básicas não podem deixar de estar presentes. Com elas, as necessidades do dia a dia serão supridas, e a rotina pode ser completada com tranquilidade e absoluta organização. Um dos diferenciais sobre algumas opções do mercado é a administração de diversos estabelecimentos através de um só software e um só banco de dados, para que se houver mais de um estabelecimento no grupo, não haverá gastos em software com cada unidade. Outro recurso essencial é o agendamento de consultas com status de atendimento, para que a informação possa ser passada de forma eficiente e rápida para pacientes e profissionais de saúde, evitando gerar conflitos e confusões na continuidade de tratamentos.

Faz toda a diferença também para a sua clínica o controle de estoque de produtos disponíveis e medicamentos, realizando uma integração entre setores logísticos e operacionais em um só lugar. Nas melhores opções do mercado, há a opção avançada de cadastro de todos os clientes, e cadastro também de todo o pessoal empregado na clínica, entre empregados de diversas áreas até médicos de diversas especialidades. Os documentos, atestados e prontuários da clínica são personalizados e padronizados, com logo, nome e qualquer informação essencial que seja necessária. O registro e acompanhamento de exames é um dos itens que não também não podem faltar, além do backup do banco de dados online e da manutenção sempre que necessário.

Funções adicionais

software clinica

Além das ferramentas essenciais listadas acima, alguns outros recursos são desejáveis para o software a ser escolhido. O link que é fornecido para o sistema gera uma versão de relatório da consulta para o paciente, que pode consultar de qualquer lugar e em qualquer dispositivo. O recurso cria uma pontualidade e informação que gera produtividade na clínica, evitando atrasos, mostrando profissionalismo e preocupação com o paciente. Se não for o caso de enviar o link para acesso da consulta, o programa da mesma forma envia e-mails automáticos e regulares para lembrar o paciente da proximidade da data do seu compromisso. Alguns programas possuem ainda a possibilidade de um questionários eletrônico a ser preenchido pelo paciente em um tablet, que não soma muito em produtividade, mas pode reduzir o uso de papel quase a zero na clínica, gerando uma grande economia. E um dos recursos que é mais utilizados nos dias de hoje é a versão administrativa móvel para funcionários e profissionais de saúde, com acesso restrito para cada perfil e profissional, e com consultas às informações mais relevantes para cada um. Isso ajuda na organização de todos e diminui muito os erros no dia a dia.

Avalie

Se houve tempo de planejamento e consulta, é possível para muitas opções de software para gestão de clínicas um teste e avaliação grátis por determinado tempo. Para que isso seja feito, é preciso mostrar interesse em adquirir o produto e entrar em contato diretamente com um representante da empresa, para que a instalação seja realizada e o período de avaliação seja iniciado. Dificilmente o software de uma empresa que oferece avaliação grátis será descartado pela clínica após o período de avaliação (e é por esse motivo que essa avaliação grátis existe), mas nada impede que a clínica rejeite a contratação do serviço e resolva pensar melhor no assunto, principalmente quando o investimento é muito grande.