Se Educando Financeiramente

Economia doméstica

Se educar financeiramente

Saúde é um termo bem abrangente, não é mesmo? Segundo o dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, uma das acepções da palavra diz respeito a: “estado do organismo livre de doenças”. Sendo assim, praticar esportes, cultivar bons hábitos alimentares, ter lazer, cultura, ler bons livros, assistir filmes interessantes, se divertir, entre outros temas, são extremamente importantes para que fiquemos livres de possíveis mazelas no organismo.

Acontece que a saúde atinge outras acepções além destas citadas acima. Entre elas, um campo de suma importância diz respeito à saúde financeira. Quantas doenças, crises e depressão, o ser humano enfrenta, devido ao fato de não saber controlar seus gastos e finanças?

O problema é muito mais sério do que se imagina. Como uma verdadeira cadeia em rede, por mais que você usufrua de boa saúde, seja uma pessoa ativa fisicamente, tenha bom desempenho sexual, os problemas financeiros surgem de maneira devastadora, prejudicando todos os outros setores de sua vida, caso você não saiba como lidar com eles.

Para te ajudar a lidar com esta problemática, confira as dicas a seguir!

Dicas de saúde financeira

Para evitar cair na armadilha do endividamento, principalmente com a facilidade de crédito que hoje o mercado disponibiliza, você deve se atentar às seguintes dicas:

  1. Evite parcelar compras. Além dos juros sempre embutidos, parcelar é o primeiro passo para complicar o orçamento.
  2. Padrão de vida: nada de gastos que você não poderá manter. No máximo, tenha um padrão que utilize até 70% do seu rendimento líquido. Mais que isso irá comprometer sua saúde financeira.
  3. Não gaste por impulso: reflita antes de comprar algo. Aquele bem é de fato necessário ao seu dia a dia? pense nisso.
  4. Utilize ferramentas tecnológicas: há na internet, diversos softwares que ajudam na educação financeira, gratuitos inclusive.
  5. Planejamento: esta deve ser a palavra de ordem no tocante a educação financeira.

Continuem ligados nos nossos posts de saúde financeira. Na próxima coluna iremos mais a fundo na questão do uso de softwares que possuem esta finalidade e como eles podem te ajudar a controlar os gastos. Fiquem ligados em saudetotalonline! O site da saúde e bem estar.