Saúde Bucal por um Fio

Saúde Bucal

Saúde Bucal

Recebo muitas perguntas de pacientes que, preocupados com a saúde e a estética, querem saber qual a melhor escova de dentes, quantas vezes por dia se deve utilizar enxagüatório bucal e qual o creme dental ideal. Então, eu pergunto: mas e fio dental, você utiliza? A resposta geralmente é não.

São muitas as desculpas que ouço para justificar a falta de uso do fio dental: minha gengiva sangra com facilidade, meus dentes são muito juntos e não consigo, meus dentes são separados e não preciso, tenho preguiça de usar o fio, é muito chato e não tenho paciência ou usar o fio machuca minha gengiva!

Item básico de primeira necessidade, mas ignorado por muitos, o fio dental é de suma importância para a manutenção da saúde bucal. Não existe nada que substitua o uso do fio dental, é bom que se diga. Nada de bochechos com soluções “milagrosas”, nem fortíssimos jatos de água, muito menos palitos de dentes são capazes de remover aquela sujeira que fica nas áreas onde a escova de dentes não alcança.

Em primeiro lugar, deve-se saber utilizar o fio dental. Para incorporar este hábito de higiene é preciso paciência, treino e disposição, e principalmente a conscientização de sua importância. Você pode se perguntar: mas esta sujeira que fica entre os dentes e ninguém vê, por que devo tirá-la? A resposta é simples: porque esta sujeira, chamada placa bacteriana, pode causar sérios prejuízos à sua saúde, como por exemplo, formação de tártaro, aparecimento de cáries nas lateriais dos dentes e mau hálito.

Então, vamos lá. Em frente ao espelho, pegue um pedaço grande de fio dental, enrole suas extremidades nos dedos médios das mãos e segure com os polegares, de modo a esticá-lo. Insira cuidadosamente o fio no espaço existente entre dois dentes, colocando força suficiente apenas para introduzir o fio até que chegue à gengiva, sem machucá-la. Em seguida, faça o movimento como se estivesse abraçando um dos dentes com o fio dental na região do colo, e deslize em sentido contrário até que o fio saia. Recoloque novamente o fio na mesma região e repita o processo, dessa vez limpando o outro dente. Repita o procedimento em todos os dentes, sempre utilizando um pedaço limpo do fio.

Procure um cirurgião-dentista de confiança e peça para que ele o ensine. Tire suas dúvidas e principalmente treine bastante, pois a prática leva à perfeição. Sua saúde por estar por um fio.

Dra. Thaís Borguezan é cirurgiã dentista formada pela Faculdade de Odontologia da USP. Atualmente atende em seu consultório particular na cidade de São Paulo na Bela Vista, próximo ao metrô Trianon Masp.