Rústico, Velho, Enferrujado e… Sofisticado!

A casa é o registro concreto de nossa vida. Retrata nosso gosto e estado de espírito. Sim, ela tem alma. Acredite! E os momentos simples vividos no aconchego do nosso lar são registros de felicidade. Uma ida ao restaurante da última moda, com três estrelas no Guia Michelin, pode ser substituído por um jantar em casa preparado por você. Uma jantar simples à luz de vela torna-se muito mais saboroso, rendendo momento inesquecíveis e a decoração despretensiosa em estilo Shabby Chic dá um toque de sofisticação à sua noite.

387026_326814760752094_929299310_n

Afinal, o que é Shabby Chic?

Shabby, cujo termo em inglês significa gasto e desalinhado, é um estilo de decoração de interiores que remete aos chalés de campo ingleses. Nesse estilo, o mobiliário bem antiguinho, ostentando os sinais de desgaste é misturado com objetos contemporâneos, conferindo uma modernizada ao ambiente.

Shabby-Chic-Christmas-Tree1

Árvore de natal no estilo Shabby chic

Os móveis frequentemente têm pátina e os tecidos de cama e mesa geralmente tendem a ser algodão floral e linho, inspirados nos antigos lençóis franceses rendados. As cores predominantes são o branco, off white e tons pastéis desbotados como rosa, rosa-chá e nude. Para compor o visual, peças em vidro, cristal e zinco.

Hoje, encontra-se variação desse estilo chalé de campo inglês. Há alguns anos, vem sendo adotado a estética rústica da casa de praia, o provençal francês, o toscano da Itália e o campestre escandinavo.

Uma curiosidade do estilo Shabby Chic é que frequentemente sua origem é associada a uma criação da decoradora norte-americana Rachel Ashwell, que abriu sua primeira loja, nos anos de 1990, em Santa Monica, Califórnia, tornando-se a grande propagadora desse estilo nos Estados Unidos da América .

Entretanto, o termo foi cunhado pela revista de design de interiores The World of Interiors, e sofre grande influências das culturas mediterrânicas, como a região da Provence, da Toscana e da Grécia.

Espero que, assim como eu, tenha gostado  das propostas do Shabby Chic, pois sou apaixonada por esse estilo funcional e sofisticado sem afetação!