Riscos que Caracterizam as Empresas

Direito empresarial

Direito empresarial

As empresas se caracterizam por assumir riscos na esperança de que tudo dará certo e resultará em lucros.

O que é o Direito Empresarial?

As empresas existem para promover o caos. Pelo menos essa é a teoria de cientistas como o físico austríaco Ludwig Boltzmann (1844-1906), um dos cientistas que ajudaram a definir o conceito de entropia tal como é conhecido hoje. As cidades são lugares bons para se viver porque o homem interferiu tanto no ambiente que criou o ambiente caótico que satisfaz todas as suas necessidades. A harmonia com a natureza, a vida simples, estão no outro extremo, sendo possível somente para quem escolhe ávida no campo. E não pense em pousadas no campo, praia ou montanhas, pois escondem o turbilhão de uma vida empresarial de seus consumidores de paz.

O amontoado de casas, comércios, indústrias, carros, serviços de uma cidade são resultados do trabalho de milhares de empresas, casa uma contribuído com parte desse caos. Para conseguir isso as empresas se envolvem em todo tipo de conflitos. Danificam o ambiente, tumultuam a vida das pessoas, induzem ao consumismo, promovem a obesidade, adoecem as pessoas, enganam as pessoas, exploram as pessoas. Por mais que um empresário deseje ser justo, nunca conseguirá. Comprar o tempo e o trabalho das pessoas é comprar parte de suas vidas. Não é possível evitar completamente os danos ambientais diretos ou indiretos.

Por causa disso, existe um ramo do direito dedicado às relações empresariais: o Direito Empresarial. Como as empresas se relacionam com todas as atividades humanas, o Direito Empresarial também tem interfaces com todos os ramos do direito. Assim, quando uma empresa se organiza entra em cena o direito civil. O mesmo acontece quando causam algum dano às pessoas. Ao pagar impostos, vender para o governo, responder processos das agências de controle está fazendo interface com o Direito Administrativo. Quando apresenta seu plano de impacto ambiental e coloca em prática suas condicionantes ambientais está se ligando ao direito ambiental.

Dessa forma, fica claro que o Direito Empresarial é uma área que exige muito estudo. Afinal, o empreendedor é um inquieto que aceita correr riscos e colocar pessoas em risco em defesa de seus sonhos pessoais. E como isso quase sempre acaba em confusão, ele vai precisar de um bom advogado.