Relembre o Campeonato Brasileiro de 2006

O Brasileirão de 2006 teve início em 15 de abril e se estendeu até 13 de dezembro, quando foi conhecido o campeão do torneio. Vinte clubes disputaram a competição, que permaneceu com o mesmo sistema do ano anterior – os pontos corridos, de forma contínua, em turno e returno, ou seja, jogos de ida e volta. Consagrava-se campeão o clube que acumulasse o maior número de pontos ganhos em toda a disputa, sem a necessidade de jogos finais.

Os três primeiros colocados disputariam a Libertadores em 2007, o quarto colocado passaria por uma fase preliminar. O Internacional, atual campeão do torneio continental, tinha a sua vaga assegurada, assim como o Flamengo, campeão da Copa do Brasil. Já as vagas na Copa Sul-Americana foram ocupadas pelo campeão de 2006 e pelas sete posições subsequentes às dos clubes que formavam o G4. Quanto ao critério de rebaixamento, os quatro últimos colocados caiam para a Série B, de onde subiam quatro equipes para compor a Série A de 2007.

Com duas rodadas de antecedência foi conhecido o campeão nacional, o que sustentou a polêmica quanto ao sistema de disputa adotado. Muitos técnicos, dirigentes, jogadores e torcedores alegavam que o campeonato por pontos corridos não era tão competitivo quanto o torneio com jogos finais no modelo eliminatório, o mata-mata.

Discussões à parte, o São Paulo, que já demonstrava ser um time regular no sistema por pontos corridos, fez a melhor campanha. De 38 jogos, venceu 22 partidas, empatou 12 e perdeu apenas 4 jogos, com 66 gols pró e 32 gols contra, aproveitamento de 68,4%. O tricolor paulista não conquistava um título desde 1991. O vice-campeão foi o Internacional, que por ter sua vaga assegurada para a Libertadores abriu vaga ao 5º colocado. O Grêmio também fez boa campanha e terminou em terceiro. Outro destaque foi o Santos e a surpreendente campanha do Paraná. Ambos conquistaram vaga para o torneio continental.