Quantidade de Aminoácidos e Proteínas Presentes na Moringa Oleífera

Moringa

Moringa

As plantas são uma fonte importante de proteínas, mas a maioria das plantas fornecem apenas os ingredientes que formam as proteínas – os aminoácidos. Como você sabe, as proteínas, juntamente com lipídios e carboidratos são os três grupos básicos de substâncias bioquímicas de que os organismos vegetais e animais são feitos. Novamente, os aminoácidos são os blocos de construção ou ingredientes das proteínas (que são longas cadeias de aminoácidos ligados juntos).

Quanto de proteína que precisamos?

Os especialistas em nutrição recomendam que as proteínas (ou aminoácidos) devem ser responsáveis por 10-15% das calorias de uma dieta equilibrada, embora as exigências de proteína são afetadas pela idade, saúde, peso, entre outros fatores. Geralmente, um adulto normal necessita de aproximadamente 0,8 gramas de proteína por cada quilo que ele pesa. Isso faz um total de 50-80 gramas de proteína que é necessária por dia. Atletas têm maior demanda por aminoácidos (proteína), da mesma forma que os bebês precisam de muito mais proteína por peso corporal do que os adultos.

As proteínas são digeridas pelo sistema gastrointestinal e, em seguida, cortadas em unidades menores e mais simples (aminoácidos) que podem ser absorvidas através das paredes dos intestinos e usadas pelo organismo. Após a absorção, o fígado e vários tecidos farão suas próprias proteínas especificamente necessárias. Milhares e milhares de proteínas diferentes compõem a estrutura das paredes das células, as partículas solúveis do sangue ou estruturas menos solúveis, como os ossos e a pele.

Visto que a todo o momento as proteínas estão sendo continuamente degradadas e reconstruídas, deve haver um fornecimento contínuo de aminoácidos a partir da dieta. Existem 20 aminoácidos presentes no corpo humano. Destes, nove são conhecidos por serem essenciais na alimentação, ou seja, eles têm de ser fornecidos pela dieta uma vez que o corpo humano não pode sintetizá-los como acontece com os outros 11 aminoácidos. Poucos alimentos, como Moringa Oleífera, são conhecidos por conter todos os aminoácidos essenciais. Os 9 aminoácidos essenciais são: histidina, isoleucina, leucina, lisina, metionina, fenilalanina, treonina, triptofano e valina. A histidina é considerada essencial para crianças e bebês, não para adultos. Vegetarianos devem assegurar que a sua dieta contém quantidades suficientes de todos estes aminoácidos.

A Moringa é uma das poucas plantas que contêm todos os aminoácidos essenciais, incluindo a lisina e o triptofano, que são dificilmente encontrados na maioria das plantas. A Moringa possui aminoácidos com alto grau de digestibilidade, sendo estes mais do que o adequado, de acordo com os padrões da Organização Mundial da Saúde (OMS), Organização para Alimentação e Agricultura (FAO) e a Organização das Nações Unidas (ONU), para crianças pequenas, que são maioria do grupo de risco da população quando se trata da carência de proteínas na alimentação.

Composição dos aminoácidos presentes nas proteínas da Moringa Oleífera (folhas) em comparação com a proteína isolada da soja

Aminoácidos Essenciais

Proteína de soja

Mg/g proteína

FAO/WHO
Criança de 5 a 2 anos
Referência

Mg/g proteína

Moringa Oleifera
Extrato das folhas

Mg/g proteína

 Histidina

26

19

31

 Isoleucina

49

28

51

 Leucina

82

66

98

 Lisina

63

58

66

 Metionina + Cistina

26

25

21

 Fenilalanina + Tirosina

90

63

105

 Treonina

38

34

50

 Triptofano

13

11

21

 Valina

50

35

63