Quando Começar o Tratamento Ortodôntico da Criança?

É muito importante que haja a preocupação com a formação futura das arcadas dentárias desde a infância, optando sempre por tomar medidas preventivas. Isso significa providenciar cuidados ortodônticos quando a criança ainda possui os dentes de leite, já que muitos dos problemas de posicionamento dental e ósseo têm origem na falta de atenção a estes dentes.

Alguns maus hábitos como chupar dedo ou chupeta, colocar a língua entre os dentes ao falar, respirar pela boca, entre outros, ou perdas precoces de dentes de leite, por cárie ou trauma podem causar danos ao desenvolvimento dos ossos da face e na posição dos dentes permanentes. Em alguns casos como esses, pequenas correções ou recuperação de espaço perdido quando realizadas cedo, evitam problemas mais graves.

Sendo assim, é importante um acompanhamento ortodôntico desde os 3 anos de idade, o que não significa o uso imediato de aparelhos corretivos, mas a intervenção no momento oportuno.

Dra. Camilla Bengtson

Sobre a autora: Dra. Camilla Bengtson é cirurgiã dentista, especialista e mestre em estética dental pela Faculdade de Odontologia da USP. Atualmente atende em seu consultório particular na cidade de São Paulo na Bela Vista, próximo ao metrô Trianon Masp.