Qual Forno Escolher

Existem fornos elétricos, a gás e micro – ondas disponíveis no mercado. Escolher o mais apropriado vai de acordo com as necessidades do morador, além das condições de sua moradia. Há algumas vantagens a serem levadas em consideração e cada modelo possui as suas. Saiba fazer uma boa escolha, conhecendo os principais fornos do mercado.

Forno elétrico

Forno elétrico

Os fornos elétricos são os mais modernos e ainda apresentam uma gama de vantagens em relação aos modelos a gás, por exemplo. A maioria dos modelos são projetados para economia de dinheiro, tempo e esforço. Sem contar que os modelos possuem resistência elétrica, que pode ser trocada caso haja picos de energia, ou seja, queimou a resistência elétrica é só trocar que o forno está como novo. A principal vantagem do modelo é a área de uniforme em que age, garantindo uma temperatura maior por mais tempo.

Os novos modelos de forno elétrico também otimiza a energia, preservando o calor para que ele possa assar sem consumir tanta eletricidade. Mesmo sendo usadas resistências elétricas que realizam a troca de energia elétrica para térmica, os modelos apresentam sensores para um uso consciente e adequado. Isso ocorre devido a recusa de muitos clientes em adquirir um forno elétrico devido ao consumo de energia. Os modelos elétricos são mais baratos que os movidos a gás, por exemplo, mas deve levar em consideração o tamanho e a marca do forno.

Forno a gás

Há quem prefira o forno a gás, isso porque ele produz um calor mais úmido, fazendo com que o alimento fique mais “molhadinho” quando assado. Em comparação aos modelos elétricos, os fornos a gás mantém os alimentos mais hidratados. Tanto o forno elétrico quanto o a gás podem aquecer e preservar a temperatura do alimento assado, contudo o forno a gás costuma preservar por mais tempo o calor, de acordo com o seu tamanho, estrutura e vedações.

Independente do modelo a ser escolhido, é importante avaliar o tamanho disponível na cozinha ou espaço gourmet. Faça medições de altura, comprimento e largura antes de escolher o forno. Alguns deles podem ser embutidos na parede, dessa forma, é possível posicioná-lo em um local adequado, com altura ideal para que os moradores possam utilizá-lo sem esforço. O ideal é colocar em uma altura que não seja necessário abaixar para colocar o alimento que for assar.

Forno Micro–ondas

Forno micro-ondas

Uma opção muito atraente é o forno micro – ondas, contudo este é utilizado para esquentar alimentos. Existem modelos no mercado que permite assar e usar peças de metal dentro, mas a maioria não. Os modelos convencionais agem movimentando as moléculas de água do alimento, aquecendo-as, por essa razão não podemos usar peças metálicas, que podem gerar curtos e até incêndios.

Os modelos que permitem assar alimentos apresentam uma estrutura diferente e geralmente possuem a função grill. Somente nestes modelos é possível usar peças metálicas, como tabuleiros e formas de ferro ou inox, além de panelas. Para quem deseja um só aparelho tanto para aquecer quanto para assar pode escolher esse modelo de forno, contudo eles são menores que alguns modelos elétricos ou a gás e um pouco mais caros também. Vale o consenso do morador e as regras para o tamanho e posição também valem para esses modelos.