Qual é o Plural de “Modem”?

Modem

Modem

Hoje em dia, algumas pessoas sabem tudo sobre modem: para que funcionam, como funcionam, como se instala, suas vantagens, etc. E isso é algo que tem se falado muito.

Porém, outra coisa que sempre deixa dúvida, em muitas situações da nossa vida – e nesta não poderia ser diferente -, é a escrita.

Em um dia normal, estamos conversando via Messenger com outra pessoa sobre o modem 3G da Vivo e nos deparamos com a seguinte pergunta: qual é o plural de “modem”?

Pois é. Esta é uma dúvida que ainda não está totalmente esclarecida. Alguns dizem que, por “modem” ser escrito da forma MOdulation – DEModulation (MODEM), não pode ser colocada no plural; Outros defendem o plural Inglês – mesmo flando d Língua Portuguesa -, que faz com que se pronuncie “modems” e ainda há aqueles que afirmam que o correto uso da palavra é modem da vivo, explicando que, como a palavra estrangeira foi introduzida na Língua Portuguesa, devemos obedecer às regras que regem o idioma português-brasileiro.

Observando comentários a respeito dessa discussão, temos essas três opiniões bastante disputadas. Qual será a correta de comprar o seu modem para internet, levando em conta que você precisa de um bom sinal para navegar?

Será que existe um correto? Se observarmos, cada opinião é embasada numa tese, ou da Língua Inglesa, ou da Língua Portuguesa, ou de qualquer outra tese que exista. E será que alguma delas está errada?

Pois bem. A questão é a seguinte: essa dúvida não irá fazer com que você deixe de comprar seu modem vivo 3g, não é?