Qual carreira seguir?

É muito gostoso quando na infância começamos a pensar no que se tornar quando crescermos. Não por inocência de criança mas por uma série de fatores acaba ficando um pouco mais complicado de seguir o sonho ou essa ideia quando a vida adulta chega, e por um motivo ou outro o caminho acaba mudando. Não é preciso nem perguntar quem realmente conseguiu alcançar a carreira que tanto almejava desde criança, porque muitos são os fatores e pra conquistar isso não é nada fácil.

Mas também acontece muito na adolescência de você começar a conhecer novas coisas, e se aprofundar em conhece-las. Uma lembrança bacana são os inúmeros testes vocacionais que a maioria das pessoas já fizeram pelo menos uma vez na vida. O engraçado é que quando você não fica satisfeito com o resultado, já pega outros testes com outras perguntas até encontra alguma profissão que realmente faça sentido na sua cabeça.

Não que isso seja errado, até porque você precisa se imaginar trabalhando na profissão por anos e anos, e travar a caminhada na metade pra perceber que errou na escolha, é uma péssima sensação. Mas o vestibular chega, e com ele uma série de momentos decisivos em que você começa a batalhar com milhares de pessoas pra finalmente conseguir ingressar na faculdade que tanto almejou. O importante é pensar no reconhecimento que algumas profissões podem te dar no futuro, para que sua escolha não venha a ser em vão.

Dentista

Talvez uma das profissões em que mais acostumamos a escutar de cada uma das criancinhas pequenas. Mas engraçado como mais da metade delas, acabam por pensar em outra coisa depois que os primeiros dentinhos começam a cair. Outros começam a gostar mais ainda, depois que os famosos dentinhos de leite são levados pela “fada do dente” e recebem um trocado por eles.

Mas pensando pela caminhada do dentista, ter em mente que você é o responsável pelo sorriso de uma pessoa é uma sensação muito boa. São anos e anos de estudos para aprimorar seu aprendizado e especialização, mas quando tudo acaba, você tem a satisfação de dever cumprido quando finalmente começa a comprar seus equipamentos e consegue montar um consultório odontológico para atender seus primeiros pacientes. Mas importante que um sorriso, ajudar as pessoas com seus dentes também traz confiança a todas elas, bem estar, sem falar dos benefícios da saúde bucal.

Médico

Médico-é-uma-das-profissões-prediletas-das-crianças.A profissão de “médico” é um termo muito vago. Não precisa se aprofundar nas pesquisas para saber a infinidade de seguimentos que encontramos dentro da área de medicina. Talvez umas das profissões mais importantes de todas, além de toda a dedicação necessária para enfim começar a trabalhar. O próprio tópico acima pode e deve sim ser considerado como um seguimento da profissão de médico, mas tente explicar isso para uma criança de 5, 6 anos.

E falando nelas, é ainda mais interessante analisar quantas de nossos amigos e parentes já não quiseram seguir dentro da área, não é? Mas assim como os dentistas algumas “coisinhas” acabam acontecendo e a ideia inicial acaba ficando de lado. Coisinhas do tipo, ver sangue pela primeira vez ou ver alguém com um pequeno mal estar, e já perceber que aquilo não é o que você quer pra seguir carreira.

Mas cuidar das vidas das pessoas não é uma profissão, mas sim um privilégio para todos aqueles que se esforçaram e conseguiram vencer todas as dificuldades de se tornar um profissional da vida. Assim como uma grande maioria das pessoas que trabalham no ramo, você que quer ingressar na área da saúde é importante gostar do que faz, e esquecer um pouco dos benefícios porque a cobrança sempre será forte.

Astronauta, bombeiro, mecânico…

Independente-da-sua-profissão-é-importante-se-focar-e-seguir-em-busca-dela.Mas independente da profissão que for seguir, é essencial realmente gostar do que faz. Não tem nada pior do que levantar cedo em uma manhã e pensar que tem que ir trabalhar em um lugar desagradável, ou então precisar trocar de emprego a cada 4, 5 meses por qualquer que seja o motivo.

Para você que ainda está se decidindo sobre como seguir na carreira, o ideal é pensar com calma e cuidado, e não ter medo de começar e parar a faculdade ainda no começo ou esperar para começa-la. Leve o tempo que for, mas espere até saber que aquilo é realmente o que você quer seguir, porque o resultado compensará todo seu esforço.