Qual a Melhor Frequência para o Envio de Email Marketing?

Melhor Frequência para o Envio de Email Marketing

Melhor Frequência para o Envio de Email Marketing

Uma ferramenta tão boa quanto a propaganda e divulgação pela internet, muitas vezes feita através do conhecido email marketing, tem que ser usada de forma sustentável e correta para não virar o grande inimigo das marcas. Muitas empresas utilizam dessa opção de propaganda de forma tão abusiva que o envio de email marketing acaba virando uma arma letal – quando não vai direto para a caixa de “spam” é tratada com repulsa pelos clientes que ficam sem paciência para empresas repetitivas e sem critério. Portanto saber a freqüência ideal para o envio de email marketing é primordial para que o jogo seja produtivo do lado empresarial.

A primeira coisa a se fazer é desenvolver um email de qualidade e com muito critério, selecionando apenas o que é prioritário para que a propaganda não vire um verdadeiro samba do crioulo doido. Além disso, o design deve ser impecável, tanto do ponto de vista estético quanto da facilidade de navegação, já que o cliente não pode e nem deve ser responsabilizado por procurar, sozinho, suas ofertas. O direcionamento dos produtos no email marketing devem levar o comprador ao local específico em seu site para um rápido processo de compra. No caso de lojas físicas é necessário dar todos os detalhes do local (e, de preferência, das maneiras de chegar, como linhas de ônibus e mapas) de antemão para quem você quer vender seus produtos.

Passada essa etapa, é preciso uma reunião com a equipe de marketing ou com alguém responsável pela comunicação da sua empresa para definir as estratégias no envio da campanha começando pela escolha do software de envio de email marketing até a frequência da ação. Existem empresas cujo negócio exige o envio de um email por dia; outras podem sobreviver com uma campanha por semana e outras ainda, como as lojas de roupas e calçados, podem mandar a propaganda eletrônica apenas em datas de liquidação. Para saber qual é a frequência exata para o envio de email marketing da sua empresa é necessário estudar previamente a natureza do seu negócio e encaixá-la entre as opções. É importante lembrar que mais de um email marketing por dia é uma prática abusiva. Portanto tome cuidado para que isso não aconteça, assim como mandar vários emails marketing por semana se essa não for a opção ideal. Além de ir diretamente para o lixo eletrônico sem ser lido, um email indesejado pode fazer muito mal à imagem da sua marca.

Por fim, qualquer email marketing deve ser enviado somente a quem se dispôs a recebê-lo. Não compre bases de emails e nem use a dos outros: faça a sua própria, através de formulários no site. Afinal, ter muitos emails não significa, necessariamente, ter muitas vendas. E isso pode se tornar ainda mais negativo se você disparar seu email marketing a quem não utiliza (e nem quer utilizar) o tipo de serviço que você presta.