Quais são as Causas da Depressão?

O termo “depressão” é definido por psiquiatras e psicólogos como um sentimento contínuo que possui as seguintes características:

(1) Tristeza.

(2) Baixa auto-estima.

(3) Sentimentos de impotência.

(4) Falta de esperança.

E mais uma variedade de outros sintomas, incluindo insônia, falta de ansiedade, irritabilidade, falta de apetite…

Tristeza não é equivalente à depressão, e nem toda a tristeza é patológica. Todo mundo se sente triste ao longo do tempo, mas na maioria das vezes é uma resposta do corpo para alguns acontecimentos mais duros, como a perda de um ente querido. A tristeza que acompanha essa perda é natural e até necessária, e deve ser aceita. No entanto, há momentos em que a tristeza se prolonga no tempo e perturba a vida de uma pessoa.

Causas da depressão

O que pode causar depressão?

Pode haver muitas dúvidas na hora de saber se uma pessoa está realmente deprimida, especialmente quando a tristeza dura um longo tempo depois de um grande problema. A tristeza é causada por um mecanismo que irei descrever. Se você pode compreender e manipular o mecanismo corretamente, você pode se livrar da tristeza sem grandes dificuldades.

Este é o mecanismo que causa a tristeza dentro de uma depressão:

Sempre que discutimos como podemos realizar um julgamento. Nosso pensamento faz uma comparação entre o estado em que estamos e o estado em que acreditamos que deveríamos estar. A comparação entre essas declarações reais e hipotéticas faz você se sentir mal se o estado em que você acredita estar é menos positivo do que o estado em que você “deveria” estar, e é esse resultado negativo que resulta a tristeza.

Nesses pensamentos, podemos escrever formalmente como:

Humor = (autopercepção) / (estado teórico da mente)