Quais as Atribuições para Exercer a Advocacia

AdvocaciaO que é o cargo?

Um profissional da área da advocacia é o responsável por atender o interesse dos clientes, utilizando para isso o embasamento que está estabelecido na Constituição regulamentado pelas leis vigentes, nos mais diversos campos, tais como: familiar, ambiental, trabalhista, previdenciário, civil, penal, comercial, tributário e direito do consumidor.

Escolhas na área da advocacia

Para exercer o ramo da advocacia é necessário que o bacharel em direito formado seja aprovado no exame da OAB, você pode trabalhar em escritórios particulares e departamentos jurídicos d empresas publicas e também privadas. Você pode também escolher seguir carreira pública, prestando provas para juiz, delegado, promotor, procurador ou defensor público, sendo necessário ter no mínimo para o exercício desses cargos três anos de experiência na área e ser aprovado no concurso.

Vantagens da escolha do Direito

Novas oportunidades surgem para os formados nessa área, apesar da grande procura ainda há espaço e oportunidades nas sub-áreas relacionadas ao Direito, ou seja, no direito ambiental, do consumidor, na arbitragem internacional e no direito comercial também em relação ao direito internacional. Outra vantagem se encontra no aspecto da formação de escritórios, a fim de reduzir os custos e aumentar os ganhos na área.

Desvantagens da profissão

O curso de direito se tornou muito procurados nos últimos tempos, vindo a culminar com a criação de universidades por todos os cantos do país, vindo a formar profissionais demais em relação ao mercado de trabalho. Para quem está começando na área, os salários podem não ser muito agradáveis em relação ao esforço e tempo dedicado ao estuda. A realidade é que com a grande procura o curso de direito foi banalizado,  em certos lugares o salário inicial para quem escolhe a advocacia como profissão pode ser algo em torno de R$600,00, algo baixo relacionado com o custo da manutenção de estudos depois de formado, visto que os livros de direito são bem caros e necessitam ser atualizados todos os anos.

Se você escolheu a advocacia como profissão e está meio abalado com essas estatísticas, lembre-se, não desanime. Um profissional que se dedique e ama o que faz com certeza se destaca perante aos outros. Estude bastante, invista em você e não desista de seus sonhos. Uma pessoa realizada profissionalmente é com certeza uma pessoa mais feliz.