Porque consultar um psicólogo? A importância da psicoterapia

Vivemos em um mundo cada vez mais complexo, intenso e estressante, assim a maioria das pessoas, em algum momento ou outro em suas vidas, pode fazer bom uso da psicoterapia e do convívio com um psicólogo, isso enquanto mapeiam seu curso e dirigem melhor seus caminhos.

Muitas pessoas se perguntam se devem considerar ou não a visita a um psicólogo Brasília, já que no imaginário coletivo, esse tipo de tratamento é apenas para casos extraordinários ou até mesmo uma frescura.

Mas na verdade, nossa mente precisa ser tratada ainda melhor que nosso corpo, já que é bem ali que tudo que somos fica, e tudo que queremos ser também. Não são apenas as pacientes condições mentais mais graves que precisam fazer psicoterapia, na verdade todas as pessoas se beneficiaram dessa visita semanal.

Será que você deve visitar um psicólogo?

Você sente que a vida pode ser mais satisfatória do que é?

Você quer se sentir melhor em relação a si mesmo, menos compelido, mais facilmente capaz de usar o seu potencial para atingir os objetivos que você definiu?

Você quer se sentir mais eficaz e confortável em seus relacionamentos, mudar os padrões não produtivos com seu parceiro ou seus filhos, pais, colegas de trabalho ou amigos?

Por fim, você quer estar melhor envolvendo e resolvendo conflitos?

Essas são apenas algumas questões que podemos pensar que podem ser melhores tratadas e avaliadas dentro de sessões de psicoterapia. São os pilares básicos e fundamentais da vida que podem ser vistos de outros ângulos, transformando sua percepção de mundo.

Pode ser também o caso de você já ter problemas no seu funcionamento diário. Tais como: os estresses da vida estão diminuindo e você quer aprender a lidar com esses estresses.

Ou você se sente ansioso ou deprimido, tendo dificuldades no trabalho ou na escola, tendo problemas para se concentrar ou dormir, lutar com sua família, não se ocupar fisicamente, ou geralmente sofrem de mau humor sob assuntos banais.

Essas são algumas das experiências de vida que levam as pessoas procurar a psicoterapia.

Talvez alguns sejam familiares para você, ou talvez você se pergunte por outros motivos se você pode se beneficiar da psicoterapia e da visita de um psicólogo, mesmo depois de estabelecer que tudo precisa ser visto de outra maneira.

A importância da psicoterapia em sua vida

Uma pesquisa mostra que as pessoas podem se beneficiar da psicoterapia, que podem aprender, crescer e mudar a idade ou a vida, sendo que nunca é muito cedo ou muito tarde.

A psicoterapia é um processo complexo que deve variar com cada cliente. Não é um conjunto de “tecnologias” simples ou procedimentos. Fazê-lo bem requer um alto grau de educação e treinamento e uma capacidade bem desenvolvida para a escuta empática.

Toda psicoterapia, além disso, depende do desenvolvimento de uma relação segura, confiável e confidencial entre o cliente e o terapeuta. A maioria dos métodos de psicoterapia visa ajudar os clientes a mudar formas improdutivas de pensar e se comportar.

A psicoterapia é um processo de descoberta de um processo de aprendizagem. Nela, é possível trabalhar juntos para descobrir quais eventos, situações e relacionamentos em sua vida atual ou vida anterior estão deixando você com sentimentos desconfortáveis ??ou maneiras de lidar com o seu mundo que não estão funcionando tão bem como você quer.

Você trabalha para adquirir novas e eficazes formas de entender suas experiências e eventos na sua vida, suas respostas e as ações que você toma. Assim, suas ações podem se tornar menos automáticas e mais totalmente baseadas em compreensão e escolha.

O seu parceiro, seu filho ou sua família inteira podem participar dos processos de descoberta, aprendizado e troca que são característicos da psicoterapia. No decorrer desta exploração, é possível descobrir sintomas incomodativos, dolorosos ou desconfortáveis, como sentimentos de depressão persistentes, medo ou hábitos indesejáveis ??e pensamentos.

As formas de responder e agir que foram ineficazes também podem ser alteradas. A psicoterapia olha para todo o ser humano e em muitos fatores complexos que contribuíram para tornar cada pessoa única.

Sintomas como ansiedade ou depressão são vistos não apenas como um problema, mas também como um sinal de que algo está doendo dentro de que algum aspecto da pessoa precisa de atenção.

A psicoterapia assume que há partes de nossas vidas das quais não estamos plenamente conscientes. Nossos sentimentos, nossos sonhos do dia e da noite, nossos pensamentos e nossas reações sutis a pessoas e eventos geralmente são baseados em suposições escondidas e em memórias de eventos anteriores.

Assim, nesse contexto, o psicólogo tem a função principal de sustentar o seu paciente, provendo auxílio durante a busca por novas alternativas em suas tomadas de decisão, e na ressignificação de experiências, fazendo com que ele encontre suas potencialidades e virtudes, favorecendo assim sua autonomia e crescimento pessoal.