Produtos e Máquinas com Resistência Elétrica

Alguns produtos precisam de resistência elétrica para seu pleno funcionamento. A maioria realiza a troca de energia elétrica para energia térmica e a resistência é usada para essa troca de energias e por essa razão são tão importantes para o funcionamento. A maioria desses produtos possui resistência elétrica removível, que permite a troca em casos de queima ou desgaste. No caso das máquinas industriais, as resistências usadas são desenvolvidas para cada tipo de necessidade. Existem vários modelos no mercado, com formatos, materiais e tamanhos diferentes.

Produtos de casa

Chuveiro elétricoO chuveiro e o ferro elétrico são os principais modelos da casa que são empregadas as resistências elétricas. Em ambos os casos é possível encontrar modelos com a possibilidade de troca. Geralmente o modelo usado é de resistência espiral, de Aço ou Cobre, com partes de plástico ou cerâmica em um formato circular ou de anel. Essa última é um pouco mais cara, contudo o tempo de útil é maior. A corrente elétrica percorre a resistência elétrica e esta aquece a água. Ela tem esse formato espiral, pois a água é aquecida pelos elétrons e esse formato permite um maior contato entre ambos.

Forno elétrico é uma peça que também possui uma resistência elétrica. Ela tem um formato com algumas curvas e são bem maiores, abrangendo uma boa superfície do forno para aquecer bem os alimentos. Outros modelos assemelham-se as grades dos fornos e também abrangem uma parte considerável do forno. Nos dois casos, elas ficam dispostas em baixo ou no fundo do forno e o material também é o ferro ou cobre.

Na indústria

As resistências elétricas são empregadas para esquentar, secar ou realizar o degelo, conforme as necessidades do empreendimento. A resistência altetada, por exemplo, possui diferentes formatos, mas o que chama a atenção são as partes de ferro paralelas. Como nos chuveiros elétricos, esse formato preza pela área de abrangência. Sua aplicação ocorre principalmente em estufas, máquinas de degelo, túneis de secagem e também no aquecimento de ar, em diferentes processos de ventilação forçada.

Em máquinas de embalagem ou empacotamento são usados os modelos de resistências cartuchos. Elas são chamadas assim pela semelhança com os cartuchos usados em armas de fogo. As resistências elétricas do tipo cartucho são produzidas com aço e com partes de níquel ou cobre, conforme a utilização. Esse tipo de resistência também é usado em prensas, máquinas hospitalares, laboratórios e outros.

Resistência cartucho

Nas máquinas que realizam o aquecimento de óleo são diferentes, pois necessitam resistir a temperaturas muito altas. São adotados os modelos tubulares nessas máquinas e produzidas com materiais como latão, aço outro material. Sua aplicação ocorre em fritadeiras, máquinas que esquentam graxa, ceras e parafina.

As máquinas para cromeação ou niquelagem de produtos a resistência empregada é do tipo sobre borda, com um formato semelhante a de uma gota. Também é empregada em máquinas que realizam zincagem e oxidação. As do tipo coleira, que tem esse nome por serem circulares com uma área maior, são feitas de metal como a chapa de mica e com partes em tijolo cerâmico. As conexões podem ser realizadas por meio de porcas, chicotes, parafusos ou bonés cerâmicos, principalmente para as resistências que geram muito calor. Elas são usadas principalmente em máquinas que realizam o derretimento de plástico, como as usadas para moldar recipientes e frascos. Esses modelos são produzidos de ferro, latão, níquel, cobre ou outro metal com ponto de fusão muito alto.

As resistências do tipo plano, que se assemelha com uma chapa de metal também são usadas em máquinas que realizam a moldagem do plástico ou lates, contudo possuem elementos como o calefator, geralmente uma fita que possibilita fazer um furo que permite a passagem de termopares e parafusos para a fixação. Por fim, as resistências do tipo flexível, semelhante a fios isolada por silicone, cerâmica ou outro material que suporta muito calor. Esses modelos são geralmente feitos sob medidas, conforme as necessidades da máquina ou equipamento. São feitas sem emendas no formato de curto, com posições variadas. São usadas em máquinas de descongelamento, em evaporadores de geladeiras frost – free, bandeijas, geladeiras comerciais, câmaras frias e outras.

Recomendações

Ao escolher o modelo de resistência mais adequado, o ideal é realizar a troca de maneira adequada. Compre somente resistências originais, com garantia e nota fiscal. Algumas são um pouco caras, principalmente as de máquinas e nesses casos, a atenção deve ser redobrada. Sempre desligue o produto ou equipamento antes de realizar a troca e verifique junto ao manual como ela deve ser feita. Se for constatado o mal uso, a garantia não cobrirá o reparo e será necessário pagar por ele ou adquirir uma nova.