Procrastinação: A Arte de Enrolar

A procrastinação é a arte do "Amanhã eu faço".

A procrastinação pode até ser considerada normal e esta presente em quase todos os membros de nossa atual sociedade, porém, em altos níveis – e até mesmo nos baixos – precisa de tratamento profissional.

O coaching, ou o chamado personal coaching é a solução ideal. Entenda aqui porque você também precisa de ajuda!

O que é procrastinar?

A palavra procrastinação vem do latim do resultado da união de duas palavras, procrastinatus: pro – (à frente) e crastinus (de amanhã). E significa simplesmente isso: o hábito de “enrolar” e deixar tudo para amanhã ou para a última hora.

É uma característica normal, porém, em altos níveis pode se tornar um grande problema para a vida pessoal e profissional impedindo que a pessoa realize suas atividades normais. E é ai a hora de procurar ajuda profissional e especializada.

A procrastinação também pode ser definida como um comportamento psicológico complexo que afeta a todos em diferentes graus: principalmente os jovens. Ela é um dos maiores problemas da sociedade moderna e influencia diretamente na gestão do tempo das pessoas.

O procrastinador

O procrastinador deixa tudo para a última hora.

Você esta devendo uma visita aos seus amigos e familiares?

Realiza diversas atividades ao mesmo tempo e raramente consegue finalizá-las no tempo combinado?

Tem trabalho atrasado? Perde o foco de suas atividades muito rapidamente?

Acredita que o dia deveria ter 48 horas para realizar todas as suas atividades?

Então, acredite: você é um procrastinador.

Os procrastinadores são viciados naquela sensação de prazo estourando e acreditam erroneamente que funcionam melhores sob pressão, por isso acabam deixando tudo para a última hora.

Os problemas que a procrastinação causa a todos os níveis em que aparece são stress, sensação de culpa, perda de produtividade e vergonha em relação aos outros – por não realizar as atividades de forma combinada.

Vale esclarecer – e realmente muita gente se confunde – que um procrastinador NÃO é uma pessoa preguiçosa. Uma pessoa que tem preguiça deixa de fazer uma determinada tarefa para não fazer nada. Já o procrastinador se ocupa com inúmeras tarefas até o último momento, ou seja, até a data ou tempo limite de entrega de tal tarefa.

Motivos

Os motivos podem ser inúmeros e a continuidade desse comportamento se dá, na maioria dos casos, pela comodidade.

A procrastinação prejudica aspectos pessoais e profissionais.

Pesquisas afirmam que cerca de 60% das pessoas procrastinam, em primeiro lugar, por se distraírem com a internet (blogs, redes sociais, notícias, etc.), por isso mesmo os jovens são o principal alvo da procrastinação.

 O segundo maior motivo para procrastinar é apontado como a falta de energia para realizar as atividades. E o terceiro mais frequentemente apontado é a falta de tempo decorrente da rotina.

Muitas vezes a sensação otimista de confiança na capacidade de realizar as coisas rapidamente também causa a procrastinação. A pessoa que tem essa sensação deixa a atividade para a última hora por acreditar fielmente que irá conseguir, após ver que não dará mais tempo, realiza a tarefa rapidamente (muitas vezes não com a qualidade esperada), mas só realiza por que não tem outra opção.

Coaching é a solução

O coaching é a solução para a  procrastinação.Dificilmente um procrastinador consegue se livrar das manias e hábitos da procrastinação sozinho, e isso acontece porque a vida, e toda a gerência de tempo e habilidades são influenciadas por esses hábitos e manias.

Para começar a ver mudanças você deve tomas as seguintes atitudes:

  1. Tomar consciência da necessidade;
    Dividir o problema com alguém de confiança;
    Estabelecer prazos para realização de tarefas;
    Tentar cumprir os prazos – se policiar quando começar a enrolar;
    Estipular recompensas simples pelas tarefas realizadas no tempo certo;
    Procurar ajuda profissional.

Nada melhor do que um profissional especializado para auxiliar no seu desenvolvimento pessoal.

O coaching, ou personal coaching, é um processo que identifica as próprias habilidades da pessoa e a ajuda a otimizar seu tempo, reconhecer e concertar falhas e ser mais feliz e realizado.

Com ajuda de um coach (que significa “treinador”) o cliente é levado a atingir metas e objetivos em um programa totalmente personalizado para as necessidades e personalidade daquela pessoa.

Coaching é um processo definido e acordado entre o coach e o cliente, e é a melhor forma para identificar os sinais e efeitos da procrastinação e transformar os maus hábitos em atitudes de sucesso. As pessoas que passam pelo processo de coaching, em geral, têm resultados extremamente rápidos que são percebidos por elas mesmas e por todos ao seu redor (família, amigos, colegas de trabalho e etc.).

 “A procrastinação é o ladrão de tempo.” – Edward Young (1683-1765)