Principais Sintomas do Hipotireoidismo

O hipotireoidismo é uma condição na qual a glândula tireóide, localizada na base da garganta, não consegue produzir quantidade suficiente de hormônios tireoidianos necessários para o metabolismo do corpo. Quem sofre deste transtorno é mais propenso a apresentar sintomas associados ao metabolismo lento. Estes sintomas incluem cansaço, depressão, perda de memória, ganho de peso, baixo desejo sexual, desregulamento do período menstrual e prisão de ventre.

Hipotireoidismo

Hipotireoidismo

O hipotireoidismo é normalmente tratado com hormônios tireoidianos sintéticos, como a levotiroxina. Este medicamento ajuda a completar os hormônios da tireóide no corpo até um nível necessário para as atividades normais do organismo. Por isso é muito importante tratar o hipotireoidismo assim que diagnosticado, pois se não tratado o mesmo pode evoluir para problemas mais sérios de saúde.

As prováveis consequências do hipotireoidismo quando não tratado estão listadas abaixo:

Problema cardíacos

Os hormônios da tireóide são necessários para o bom funcionamento do coração. hormônios tireoidianos anormalmente baixos no organismo tendem a aumentar o nível de colesterol e isso pode aumentar o risco de desenvolver doenças cardíacas. Um alto nível de colesterol pode levar ao enrrigecimento das artérias, o que pode resultar em hipertensão arterial e a possibilidade de insuficiência cardíaca se não tratado adequadamente.

Complicações relacionadas a Infertilidade e Gravidez

Hipotireoidismo não tratado pode também afetar o sistema reprodutivo da mulher e interfere com a ovulação. Isso pode resultar em anormais ou pesados o ciclos menstruais, e até levar à infertilidade. Em uma mulher grávida, pode resultar em aborto ou parto prematuro.

Defeitos Congênitos

Durante o período de gestação, o feto depende dos hormônios da tireóide da mãe. Bebês nascidos de mulheres com hipotireoidismo não tratadas durante a gravidez têm mais probabilidade de desenvolver baixo QI e outros problemas físicos e mentais comparados com os bebês nascidos de mulheres saudáveis.

Mixedema

Este é o resultado de prolongar o período de hipotireoidismo sem tratamento. É uma consequência rara, mas grave do hipotireoidismo quando não tratado. Os sintomas desta doença incluem severa queda na temperatura corporal ou hipotermia, diminuição da frequência cardíaca, convulsões e coma.

  • Keila

    O hipotireoidismo da mãe quando tratado e controlado desde o primeiro trimestre da gestação implica em alguma coisa no nascimento do bebê?
    Quais os cuidados com o bebê recem nascido neste caso?