Principais Destinos para Passar seu Fim de Ano

Não importa se é um mês, sete dias, ou só um fim-de-semana, mas todo mundo consegue dar uma paradinha para descansar no final de ano. O Brasil é cheio de opções para isso, agradando todo tipo de gente com praias, montanhas, lugares tranqüilos, destinos agitados, dos mais simples aos mais refinados. Algumas pessoas deixam para a última hora, enquanto outras, planejam essa viagem de fim de ano, desde janeiro.

As principais cidades para visitar nessa época do ano, ao contrário do que muitos pensam, não são apenas as litorâneas. Curitiba, por exemplo, é considerada a capital do Natal. Localizada ao sul do país, a capital do Paraná se destaca por ter decoração e programação especial para as festividades natalinas.

Conheça os Lençóis Maranhenses em São Luís

A capital do Maranhão, localizada entre o Norte e o Nordeste do Brasil, oferece praias e belas paisagens para seus visitantes. São 640km² de praias, floresta Amazônica, cerrados, mangues e até o delta do Rio Parnaíba, e essa diversidade está organizada em cinco pólos turísticos, cada um com seus atrativos naturais, culturais e arquitetônicos. A cidade mais populosa do estado, São Luís foi colonizada por franceses em 1612 que batizaram a cidade em homenagem ao Rei Luis XV. O turismo pela cidade pode ser feito de carro, entre o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, que possui deserto com piscinas naturais formadas pela água da chuva, e Mandacaru. Essa vila de pescadores, além de aconchegante, possui um farol de 54 metros ideal para uma vista panorâmica do parque. Além disso, circule pelas cachoeiras, trilhas, praias e feiras de artesanato, onde a principal atração são as peças de palha de carnaúba.

As Dunas de Fortaleza Esperam por Você

Localizada na Região Nordeste do Brasil, a cidade de Fortaleza se destaca como destino turístico principalmente por praias e dunas exuberantes. A capital do Ceará tem orla longa (34km) e variada, e você pode circular de carro entre as praias. Para os banhistas, a Praia do Futuro é a ideal, com águas limpas e ondas fortes. Já se você prefere caminhar na orla, vai preferir as praias Meireles e Mucuripe, que dispõe de calçadas largas, barracas e serviços diversos à beira-mar. Mas para os que curtem a noite, a praia de Iracema e seus boêmios é a escolha perfeita. Conheça ainda, o centro cultural Dragão do Mar que mostra a história política e cultural do Ceará, o primeiro estado do Brasil a abolir a escravatura.

praias fortaleza

Praias Fortaleza

Recife, a Veneza Brasileira

Fundada em 1537 de uma vila de pescadores, Recife hoje é uma das cidades do Nordeste que mais recebe turistas entre dezembro e janeiro. A capital de Pernambuco é a terceira cidade mais populosa do país e possui praias e locais ideais para a prática de mergulho. Conhecida como Veneza Brasileira por seu rios e pontes que entremeiam a cidade, ao visitar Recife você precisa conhecer Recife Antigo. Comece sua visita a esse bairro pelo Marco Zero e veja casas seculares tombadas pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. A Praia de Boa Viagem, uma das mais visitadas da cidade, oferece 7km de areias claras, piscinas naturais e calçadão com diversos serviços, como quadras, chuveiros e musculação. Grande sucesso entre os mergulhadores, a capital de Pernambuco também tem mais de 100 pontos para mergulho, com embarcações naufragadas e profundidade que pode chegar a 60 metros. Reserve pelo menos um dia de sua viagem de fim de ano para conhecer Olinda. Sua cidade irmã está localizada a apenas 7km de Recife e tem fácil acesso de carro. Lá você poderá caminhar pelas famosas ladeiras, conhecer casarões antigos, blocos de maracatu e a Casa dos Bonecos de Olinda, que desfilam no carnaval.

Conheça a Salvador que está além do Carnaval

Além do famoso carnaval em fevereiro, a capital da Bahia tem muito a oferecer para sua viagem de fim de ano. A Baía de Todos os Santos é um conjunto de ilhas ideais para banhos ou passeios de barco, e a Barra é um bairro de Salvador que abriga o marco-zero da cidade e o Farol da Barra, parada obrigatória para os turistas na capital da Bahia! A 7km dali está o Elevador Lacerda, do qual pode-se admirar a Baía de Todos os Santos, o Forte do Mar e o Mercado Modelo. Fazendo esse trajeto de carro, você conhecerá também o maior acervo barroco fora da Europa; no Pelourinho, ou Centro Histórico de Salvador você visita, além disso, bares, restaurantes com comidas típicas, e imerge na cultura baiana com capoeira, danças e ritos.

A Cidade Maravilhosa espera por Você – Rio de Janeiro

Uma das cidades turísticas mais visitadas do Brasil, o Rio de Janeiro oferece praias, centros culturais, monumentos e passeios encantadores! Com 6 milhões de habitantes, o Rio é a segunda maior metrópole do país e sediará os jogos Olímpicos em 2016. Seu passeio pela Cidade Maravilhosa será melhor aproveitado se for feito de carro, já que são muitas as opções de turismo. Começando pelo Pão de Açúcar, onde passeios de Bondinho estão disponíveis de dia e de noite. Em seguida você poderá visitar também as praias de Copacabana e Ipanema, distante apenas 4,5km uma da outra. A alguns minutos dali, você pode visitar a Lagoa Rodrigo de Freitas, o jockey e o Jardim Botânico. Outra visita obrigatória para quem visita a antiga capital do país é o Corcovado, morro que abriga o Cristo Redentor. Confeccionado em pedra-sabão, situado a 170 metros de altura, e com 30 metros de altura esse monumento foi eleito uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno. As cidades ao redor da capital do Rio de Janeiro também são fortes pontos turísticos, como Niterói, Paraty e a região serrana. O lugar ideal para percorrer de carro é Paineiras; uma estradinha ao redor do Corcovado que permite contemplar a zona sul da cidade. Ideal para os que curtem dançar, o bairro da Lapa oferece rodas de samba e boemia, o que atrai turistas principalmente à noite.

rio de janeiro

Rio de Janeiro

Águas Tranquilas Em Navegantes

Cidade do litoral norte de Santa Catarina, Navegantes tem atraentes praias como Gravatá, Praia do Molhe e Meia-Praia. Esses locais são pontos tanto de surfistas em busca de ondas perfeitas e do campeonato de surfe da cidade, como de idosos querendo descansar e caminhar. Navegantes também abriga uma colônia alemã, e vários grupos folclóricos que mantêm vivas as tradições da cidade, como Boi-de-Mamão, o Pau-de-Fita, a Quadrilha e o Terno de Reis. A cidade possui ótima estrutura turística como casas de veraneio, pousadas e ótimos restaurantes especializados em frutos-do-mar. Com aproximadamente 40 mil habitantes, a cidade oferece porto, aeroporto e infra-estrutura para aluguel de carros. Conheça toda Navegantes, mas também visite as cidade vizinhas, como Itajaí, Piçarras e Penha.

Florianópolis: surfe, gastronomia e paisagens.

Destino preferido de surfistas de toda Região Sul, Florianópolis é ideal também para sua viagem de fim de ano. São 433km² de praias, lagoas e centros históricos ideais para serem percorridos de carro. O acesso à Ilha de Santa Catarina pode ser feito de carro pela Ponte Hercílio Luz, com cerca de 900 metros. No centro da ilha, que é a capital de Santa Catarina, encontra-se a Lagoa da Conceição, muito visitada por praticantes de vela, e outros esportes náuticos. Na região Norte, o turista encontra ótima infra-estrutura e prestação de serviços, tornando-se a área mais visitada da ilha em alta temporada. Oferece mergulhos, passeios de barco, trilhas, dunas, e claro, belas praias como Ingleses, Praia Brava, Satinho e Jurerê, o destino preferido de celebridades. Para quem aprecia frutos-do-mar, as praias de Cacupé, Sambaqui e Praia do Forte oferecem restaurantes especializados em moluscos frescos. Ainda nessa região, os amantes de história podem conferir a comunidade de Santo Antônio de Lisboa e as fortalezas construídas no século XVIII pelos portugueses.

A costa leste de Floripa é o destino ideal dos esportistas radicais! Seus morros, têm pontos para saltar de para-pentes ou asa delta, e nas dunas de Joaquina é praticado o sandboard. Os campeonatos de surfe profissional se concentram nas praias Mole e Joaca. Para os adeptos ao naturalismo (ou apenas curiosos), a Praia da Galheta permite essa prática; sendo muito tranqüila e sem comércio algum. Um pouco mais ao sul, a capital Florianópolis oferece um diversificado corredor gastronômico, com estabelecimentos especializados em ostra e mariscos, por exemplo. A região sudoeste abriga casario histórico do Brasil Colonial, trilhas e praias ideais para o aprendizado de surfe. Porém, o maior destaque dessa região é a Ilha de Campeche, com locais para mergulho, trilhas e sítios arqueológicos. Mesmo semideserto, o sul de Florianópolis abriga atrações imperdíveis para o turista na ilha! A Praia de Naufragados possui um farol do século XIX e uma antiga fortaleza. Já o centro da cidade traz o Mercado Público Municipal, a Catedral Metropolitana e a Capela do Menino Deus, que abrigam importantes obras de arte sacra.

Porto Alegre é rica em cultura e história

Uma das mais diferentes capitais brasileiras, Porto Alegre também pode ser o seu destino no fim do ano. Passeie de carro pela capital do Rio Grande do Sul e seus 500km² de parques, porto, lagoa e diversões de cidade urbana. No centro da cidade, você encontra a Catedral Metropolitana, que além de ter uma das maiores cúpulas do mundo, tem três painéis na fachada executados na oficina do Vaticano. Banhada pela Baía de Guaíba, Porto Alegre é um dos principais centros culturais e históricos do Brasil. Ao visitar a cidade, o Teatro São Pedro é parada obrigatória, e a 1,6km dali o Parque Maurício Sirotsky Sobrinho. Esse é um complexo turístico junto ao Rio Guaíba, perfeito para apreciar o pôr-do-sol na cidade, e fazer um passeio de barco pelas águas desse rio.

Sem dúvidas o Parque mais famoso da cidade é o Farroupilha, chamado pelos porto-alegrenses de Redenção. O mais antigo espaço de lazer da cidade possui 37km² de área verde, minizoológico, lagos, praças e monumentos históricos, e reúne os moradores em uma tradicional feira de artigos usados. A 2km do Brique da Redenção, você poderá visitar também o Parque Moinhos de Vento, com cascata, lago, moinho e pista para caminhadas, além de ser cercado de bares e restaurantes.

A gastronomia de Porto Alegre também é característica e imperdível para qualquer turista! Experiente o churrasco tradicionalmente gaúcho e a erva mate. Conheça a capital mais ao sul do Brasil, visite os parques, o porto e contemple um belo pôr-do-sol na Baía de Guaíba!

  • Jéssica Prado

    Muito bacana seu artigo, mas é bom ressaltar que ainda assim os destinos mais procurados são no litoral. Só acho que faltou Foz do Iguaçu aí.