Principais destinos dos Estagiários de Direito de São Paulo – Dicas!

Estágio em Direito

Encontre vagas de Estágio em Direito!

Essas informações serão mais úteis para os estagiários de primeiro ano/semestre que atuam na área de Direito contencioso em geral.

Vira e meche vejo um pessoal totalmente perdido a respeito de onde protocolar algo, onde encontrar tal coisa, retirar tal certidão.. e blá blá blá…

Assim sendo, resolvi criar esse pequeno guia onde Listo os principais Fóruns, Cartórios e tal, com algumas dicas que podem ser úteis para vocês.

Vamos lá!!!

Fórum Central João Mendes Jr. – É o rei dos fóruns! Todo mundo precisa dele! Lá se encontra a grande maioria dos processos cíveis (e também das varas de Família e Sucessões) de São Paulo e região.

Localiza-se no Centro da Cidade, próximo à Praça da Sé e a Catedral da Sé, na Praça João Mendes Jr. É um prédio grande e acinzentado. Ideal para se chegar de metro.

Lá você pode ver, retirar cópias, fotos e blá blá blá da maioria dos processos e, também, é possível retirar algumas certidões, como, por exemplo, Certidão de Execuções Fiscais.

Ah sim! Lá tem o Protocolo Integrado, onde você pode protocolar ações que sejam de competência de outras cidades. Muito útil!

Dica: Atente-se para os elevadores! Cada um leva para alguns andares específicos. É importante observar, para evitar vexames, que há um elevador específico para Juízes e membros do MP… Logo, não se atreva a entrar nele com esses pés sujos de estagiário.. Mandarão você sair..
Na dúvida onde fica a vara que quer ir pergunte a uma das atendentes na entrada. Ela te dará um papelzinho com o andar e localização de todas as varas.

Fórum Hely Lopes Meirelles – É o Fórum da Fazenda. Lugar onde tramita ações do rito ordinário movidas contra ou pela, Fazenda Nacional. Tem, inclusive, a vara de execuções.

O mesmo problema dos elevadores existente no João Mendes acontece aqui, porém o prédio é mais tranqüilo.

Ele se localiza bem próximo do João Mendes, saindo dele à esquerda… Ande um pouquinho, atravesse a rua e ta de cara com ele!

Tribunal de Justiça – Meio que se divide em dois. Tem o Tribunal de Justiça das Câmaras de Direito Público, que se localiza no Palácio da Justiça, bem na frente da Praça da Sé e da saída do Metro. E têm o Antigo CAC, que é responsável pelas Câmaras de Direito Privado, o qual fica no pátio do Colégio (desce a Praça da Sé pela parte mais suja que você bate de frente com ele..)

Tribunal de Impostos e Taxas (TIT) – Meu preferido! Hahaha Fica no prédio da Receita Federal, também no Centro de São Paulo. Rua Rangel Pestana, n° 300. É bem ao lado do Poupa – Tempo (sendo conhecido pela maioria do pessoal da região como “Prédio do Poupa Tempo).

Entrando no prédio, vire à direita, fale com a balconista e solicite senha para o TIT é, normalmente, rápido! Principalmente no horário de almoço. Sente próximo aos guichês 2 e 3 e relaxe assistindo um maravilhoso desenho da rede futura! Muito Bom! RS

Posto Fiscal 10 e 11 da Sé – Fica no mesmíssimo prédio que o TIT, porém você deverá subir a escada rolante que está na sua frente. Primeiro andar e ta lá, bem à suas costas.

Justiça Federal / Fórum Pedro Lessa – É o Fórum responsável pela primeira instância do âmbito federal. Lá você encontrará seguranças que fingem que trabalham e, para isso, mandarão você abrir sua mala toda vez que for entrar…. Um SACO!

Fica na Av. Paulista 1682, pertinho do MASP.

No segundo subsolo você encontra uma Caixa Econômica Federal, usada, principalmente, para pagar taxas judiciais, abrir contas para depósitos judiciais, etc..

Existem dois protocolos lá, um no primeiro andar, para ações normais…. E outro no segundo Subsolo, para mandados de segurança, ação civil pública, blá blá blá.. se ficar em dúvida de onde protocolar leve no primeiro andar e, se não for lá, você só terá que descer uma escadinha..

Há, ainda, lá os gabinetes dos Excelentíssimos Senhores Doutores Juízes Federais (lembrem-se primeiros anistas, é Juiz Federal não é “Juiz de Direito”), e os respectivos cartórios, logo, é possível despachar junto aos juízes, ou, como normalmente ocorre, com suas secretárias.

Tribunal Regional Federal – A segunda instância da Justiça Federal. Também fica na Av. Paulista, uns dois quarteirões sentido Consolação, da Justiça Federal.

É composto por dois prédios, Norte e Sul. O Norte tem o local de protocolos e impressão de “prints”, já o Sul tem os gabinetes e cartórios.

Com os elevadores acontece o mesmo que nos outros Fóruns.

Para que o post não fique ainda mais massante para os estagiários de outras áreas, acho melhor deixar o resto para depois, mesmo porque o mais importante está aqui..

Olha, espero que ajude, pois se eu tivesse um desse no meu início no contencioso, minha vida teria sido bem mais fácil!

Ah sim, aproveite que vocês estão no Certo e realizem td aquilo que vcs têm preguiça de fazer no dia-a-dia, como comprar atestados médicos falso, carteiras de identidade, passaportes europeus, vendam seus dólares e ouro… Serviços de qualidade prestados na região! rs

http://estagnet.blogspot.com

  • juca

    muito massa cara, me ajudou muito vou ter que ir no hely amanha e nao sabia onde ficava uhauha
    vlww