Primeiros Passos para Quem Quer Montar Um Consultório Odontológico

Formou-se odontologia ou curso técnico ligado a odontologia quer montar seu próprio consultório ou clínica e não sabe por onde começar? Esse artigo irá ajudar a montar o seu próprio empreendimento, seja um consultório odontológico ou uma clínica de apoio, como de fabricação de prótese dentária. O primeiro passo é reunir todas as informações necessárias para a estruturação do negócio e a partir daí começar o planejamento, afinal, sem se programar será impossível. Materiais de consultório, prontuário eletrônico, como abordar o cliente e outras questões devem ser levadas em consideração, saiba mais.

Conhecimento aliado a modernidade

Prontuário Eletrônico

Para montar o consultório é necessário ter conhecimento na área de atuação e assim lidar de forma correta com as situações que possa vir a ocorrer no cotidiano. Especializar-se ou contar com um profissional experiente irá garantir uma boa estreia e se possível converse com quem já tem uma boa bagagem na área. Modernizar também irá melhorar o atendimento, sobretudo com a adoção de um prontuário eletrônico, que permite agir com mais rapidez, além de manter o contato eficiente com o paciente.

Planejamento

PlanejamentoSeja qual o ramo do consultório, planejar-se faz toda a diferença. O novo empreendedor deve estar ciente dos desafios e como contorná-los, antecipando assim os problemas e as oportunidades. Será necessário traçar os pontos positivos e negativos, como obter clientes, além da publicidade que poderá ser usada para tornar o negócio mais conhecido. Vale ressaltar que o CONAR não permite que consultórios utilizem certos veículos de comunicação, além de impor restrições quanto a publicidade de alguns produtos.

O próximo passo é elaborar um plano de negócio, que deve conter as especialidades e serviços oferecidos, como eles serão prestados, o desempenho em relação a concorrência, além dos custos e perspectivas a pequeno, médio e longo prazo. No plano de negócio será necessário apontar os custos, profissionais e serviços terceirizados, bem O como o investimento necessário para a montagem e dos itens fundamentais para seu funcionamento.

O alvará de demais questões legais para o funcionamento do consultório deve ser solucionado antes de sua abertura, no momento da elaboração do plano de negócio. É nesse momento em que o empreendedor deve listar tudo que a empresa deverá ter para seu funcionamento e melhora no desempenho.

Fluxo de caixa

Os valores que serão cobrados pelos serviços e perspectivas de vendas também devem fazer parte do planejamento. Para isso faça previsões realistas, não se levando por exageros e sim pela realidade. A entrada e saída de dinheiro da empresa irá determinar a perspectiva. Monitorar o comportamento financeiro do consultório será algo motivador, principalmente se as perspectivas forem alcançadas de acordo com o cronograma. Se planejar for algo complexo, o ideal é buscar o auxílio de um consultor.

Escolha de funcionários e fornecedores

Tanto a escolha de funcionários quanto de fornecedores será fundamental para a produção do consultório, por essa razão é importante ficar a par das leis que regem a venda de determinados insumos, necessário em um consultório. Além disso, os funcionários devem ter salário compatível a função e a contratação deve ser feita de acordo com as leis trabalhistas para a classe que aquele trabalhador pertence.

 O local de instalação do consultório

Muitos critérios devem ser levados em consideração para a escolha do local em que o consultório ou clínica será instalado. Fluxo de pessoas, facilidade de transporte público e posicionamento farão diferença na escolha do local. Faça uma lista do que mais vale a apena, levando em consideração os requisitos mínimos, valores e se o local fica próximo de outras clínicas, não necessariamente voltada para a área odontológica, mas se for um centro com outras clínicas, farmácias e hospitais será mais interessante.

Consultório odontológico

Se o local for bem posicionado e com facilidade de acesso para pessoas com necessidades especiais mais clientes irão conhecer a clínica. Pense em como os clientes irão chegar e se o local oferece estacionamento seguro. Caso houver convênio para estacionamento mais clientes irão optar por sua clínica ou consultório. O local deve ser seguro tanto para a diminuição de acidentes quanto de furtos e roubos. Solicite o documento que atesta que o local está regularizado, para isso verifique junto a prefeitura.

Se tiver alguma dificuldade, o ideal é buscar a ajuda de quem já possui um consultório e está aberto a ajudar ou de um consultor especializado.