Preparando a Sua Empresa para a Acessibilidade

Por lei, toda empresa que possui a partir de cem empregados deve ter em seu quadro de 2 a 5% de colaboradores portadores de deficiência. Quando não cumpre a legislação, a empresa pode pagar multas que chegam a até R$ 165 mil. Mas, para contratar esses profissionais é essencial que a empresa faça algumas alterações em sua infraestrutura, para garantir acessibilidade a eles e demais portadores de deficiência física que visitem o local.

Dentre essas alterações, destaque para a substituição de escadas por rampas, que ajudarão o deficiente físico a entrar na empresa sem precisar de ajuda para isso, dando-lhe maior independência. A implementação do piso tátil também é fundamental, sobretudo para deficientes visuais. Ele evita acidentes ao direcionar de forma assertiva que tem problemas de visão.

Caso a empresa tenha vários andares, instalar um elevador para deficientes físicos também é primordial, pois assegura que o portador consiga acessar todas as áreas sem dificuldade alguma. O elevador para deficientes físicos tem dimensões específicas, portanto, para instalar o equipamento é necessária a contratação de uma empresa especializada, o que também garantirá que o equipamento é seguro para transportes.

Além do elevador para deficientes físicos, as empresas também têm de instalar barras de apoio por todo seu espaço interno e externo. As barras dão para o portador de deficiência física mais segurança para se locomover, evitando acidentes graves. A barra de apoio deve ser instalada em locais como paredes próximas às rampas, em banheiros, áreas de convivência e até mesmo nos elevadores especiais, proporcionando-lhes maior estabilidade e melhor locomoção.

É importante também que a empresa verifique as dimensões de portas e estações de trabalho. É necessário que essas passagens e locais tenham tamanho suficiente para facilitar a locomoção e abrigar os deficientes, principalmente os cadeirantes, que tendem a encontrar dificuldade nessas situações.

Vale lembrar que caso a empresa não realize essas alterações na infraestrutura do prédio, ela fica suscetível ao pagamento de multas por não oferecer um ambiente adequado para os funcionários com portadores de deficiência física. Para evitar gastos desnecessários com essas taxas, prepare sua empresa para a acessibilidade!