Preparação para o Exame PMP

A certificação PMP tem atraído muitas pessoas, no entanto a obtenção é muito difícil (não impossível) e requer um planejamento muito bem feito para que se tenha sucesso.

Vou relatar como foi a minha preparação final:

– Após ter atingido o tempo necessário de experiência profissional gerenciando projetos de T.I. e ter feito o treinamento formal exigido pelo PMI, estruturei meu plano de estudos em três semanas (período de férias do trabalho).

-Primeira Semana – Nova leitura do PMBOK escrevendo os itens importantes como se fosse o desenvolvimento de um resumo. Utilizei o intervalo das 08:00hs as 17:00hs por dia para esta tarefa, e duas horas por noite executando simulados referentes aos capítulos lidos.

-Segunda Semana – Leitura do livro da Rita, utilizando o mesmo tempo e horas diárias da semana anterior e a mesma quantidade de simulados e tempo por noite.

-Terceira Semana – Esta semana foi fundamental, pois foi nesta semana que iniciei os simulados com o mesmo tempo e quantidade de questões do exame. É importante você estar adaptado para ficar quatro horas seguidas lendo e respondendo questões. Subestimar o stress e o cansaço é aceitar um risco de ter grandes problemas.

– No dia do exame (marquei para o ultimo dia da terceira semana), minha ansiedade foi tão grande que o recomendado era chegar com 30 minutos de antecedência, mas eu cheguei com 3 horas. Aproveitei o tempo para repassar as fórmulas e alguns itens que eu ainda estava com dúvidas. Estudar momentos antes me deu mais confiança de que poderia resolver todas as questões evolvendo cálculos sem preocupação.

-Levei aproximadamente três horas para finalizar as (intermináveis) 200 questões. Os momentos finais, 3 ou 4 minutos em quanto a prova era processada pareciam intermináveis, mas quando apareceu a mensagem “Congratulations”, a sensação foi inigualável, pois me senti recompensado por todo o esforço e pelo investimento de tempo e dinheiro.

-A satisfação pessoal por ter passado no exame e agora ser um PMP é muito grande.

Aos que estão se preparando, minha dica é, estudem muito, mas muito mesmo, pois o exame exige bastante conhecimento e que você “pense” do modo que o PMI “pensa”.

Boa sorte a todos!