Prazo de Validade dos Jogadores de Futebol

Futebol

Futebol

Durante as sua curta carreira, cada jogador está sujeito a condicionantes que irão determinar até quando estão aptos para competir.  Em média cada jogador de futebol compete ao mais alto nível cerca de 12/14 anos. O seu maior inimigo são as lesões. Uma lesão pode reduzir drasticamente o “tempo útil” de cada jogador, alguns chegam a estar anos sem competir ou até mesmo abandonam o futebol.

Outro aspeto como o lado psicológico também pode afetar o seu rendimento podendo levar ao declínio em casos mais extremos.

Mas quem decide realmente quando deve o jogador abandonar a carreira? O próprio? As lesões? Os dirigentes? Pouca utilização? A pressão dos mercados em “fabricar” novos talentos? O ritmo do futebol atual?

Todos estes fatores têm influência na hora de pendurar as chuteiras. Mas os mais importante serão mesmo a condição psicológica e física de cada um naquele momento. E embora o ritmo do futebol atual seja muito diferente de há uns anos atrás, com um bom plano de treinos e um pouco de sorte também, os jogadores conseguem acompanhá-lo com maior ou menor dificuldade.

Todo o mundo devia seguir o exemplo vindo de Itália onde os jogadores têm uma durabilidade muito superior à média sem prejuízo exibicional para a equipa que representam (casos de Maldini, Costacurta, Dida, Zanetti, entre outros).