Por Que Os pobres Pagam Mais Impostos?

Por que será que aqui no Brasil os pobres pagam mais impostos que os ricos? Bem, esta é uma pergunta que demanda uma resposta imediata, pois a sociedade ( leia-se a classe assalariada ) já não suporta mais tanta injustiça.

Os pobres Pagam Mais Impostos

Os pobres Pagam Mais Impostos

Segundo muitas pesquisas, o sistema tributário no país é tão injusto que os pobres pagam, proporcionalmente, três vezes mais ICMS que os ricos. E para se ter uma idéia desse grande paradoxo, quem vive em mansões paga menos impostos que aqueles que moram em favelas. O pior é que pagar mais impostos não serve de garantia para alguém receber um serviço público de qualidade como água, educação, saúde e saneamento básico. Aliás, por falar em saneamento básico, a situação é tão caótica que apenas 50,3% da população, nas cidades, dispõem de redes coletoras de esgoto. E nem é preciso dizer que os ricos então sempre entre esses poucos privilegiados.

 

Alguns entendidos sustentam a tese de que é preciso reduzir os impostos indiretos e aumentar  os impostos diretos, pois, segundo eles, grande parte da carga tributária indireta está embutida em alimentos e bens de consumo, e como os pobres gastam quase toda o seu salário em consumo, acabam pagando mais impostos.

Portanto, no que diz respeito ao tratamento dispensado a ricos e pobres, o nosso sistema tributário se tornou uma espécie de Hobin Wood às avessas, pois este tira sempre dos pobres para dar aos ricos que são a minoria entre nós, e que pagam sempre os menores impostos.

Está visto que cada um de nós espera, já não digo tirar dos ricos e dar aos pobres ( o que, convenhamos, já seria utopia ), mas pelo menos que a carga tributária seja  mais leve para o povo assalariado que, justamente por ser um consumidor em potencial, ajudou o país, de certa maneira ,a superar a crise financeira global de 2008 e 2009.