Peugeot 508 RXH

Peugeot 508 RXH

Peugeot 508 RXH

Não deixa de ser curioso que, entre estes três modelos, o mais dotado para maus caminhos seja, não o SUV, mas a carrinha Peugeot 508 RXH. Mais curiosa ainda é a simbiose que este modelo consegue entre a capacidade de progresso proporcionada pela tração integral e vertenteecológica, ambas resultantes da tecnologia hibrida.

E também a mais potente do trio, com 2oo CV resultantes do trabalho somado entre o motor turbo-diesel 2.0 HDi de 163 CV e o motor eléctrico que acrescenta mais 37 CV; é a mais recheada de equipamento, com estofos meio-couro, um enorme tecto panorâmico com cortina eléctrica, sistema de navegação e muitas outras mordomias incluídas no preço (43 240 euros), como o auxiliar activo de estacionamento, o head-up display e os bancos eléctricos com aquecimento e massagem (condutor) Vive-se, de facto, um nível de requinte e conforto que torna a 508 RXH especialmente dotada para grandes viagens, onde a media de consumos se ficou, no nosso caso, pelos 6,5 litros aos 100 km mas em circuito misto e sem quaisquer cuidados especiais.

Para quem gosta de tecnologia o sistema HYbrid4 é uma fonte de diversão e entretenimento constante. Enquanto as rodas da frente são animadas pelo motor diesel, o eixo traseiro rem tração eléctrica. Liga-se quando o piso aconselha ou quando a carrinha roda no modo eléctrico puro, para poupar combustível e poluir menus.

Consegue-o a velocidades até aos 70 km/h e durante cerca de 4 quilómetros, desde que antes disso as condições de condução tenham permitido carregar suficientemente a bateria de alta tensão. Mas basta uma descida com um ou dois quilómetros ou algumas travagens prolongadas para que vejamos os tragos de carga a aumentarem na bateria desenhada no ecrã central a cores, ou na instrumentação, quando o ecrã esta “ocupado” com o mapa da navegação.

Um botão rotativo redondo colocado na consola permite-nos alterar as prioridades do sistema de tração. No modo automático é a RXH que decide quais os motores que devem trabalhar e qual a mudança que deve ser seleccionada pela caixa automática robotizada de seis velocidades.

Um carro bom para ser alugado para familia desfrutar do requinte e tranquilidade do SUV


Peugeot 508 RXH