Pen Drive é Perigoso para as Empresas?

Pen Drives de 32gb

Pen Drive

Alguns autores estão alardeando pela internet que os pen drives são perigosos para as empresas. Um dos motivos é a facilidade de gravação de dados confidenciais nas mídias removíveis, o que facilitaria a saída de dados dos computadores da instituição para os meios externos. Outra razão é a facilidade com que os pen drives são perdidos. Assim, se um desses é perdido e não tem mecanismo de criptografia, os dados podem ir parar nas mãos de pessoas mal intencionadas. Outra razão seria a facilidade de transmissão de vírus a partir do uso desses dispositivos.

Pensando nisso, muitas empresas simplesmente proíbem o uso dos pen drives em seus computadores. A maioria delas nem mesmo possuem uma estratégia de controle de riscos ligada a pen drives e outras ameaças. No entanto, tem sentido esse temor? Será que os pen drives são de fato a grande ameaça para a segurança dos dados? Eliminar o uso dos pen drives elimina as ameaças dessas empresas?

É preciso considerar que as empresas estão rodeadas por um universo de informações que entram e saem a todo o momento. Isso acontece com ou sem pen drives. Nenhuma empresa consegue se fechar em sua rede interna. Os computadores, celulares, tablets e todo tipo de equipamento estão o tempo todo ligados à internet. Com ou sem o conhecimento da equipe de TI, dados estão sendo trocados com o mundo externo. A principal forma de intercambio de dados são os sistemas operacionais, os navegadores de internet, os clientes de e-mail, os programas antivírus. Até mesmo a internet sem fio usada pela empresa troca dados com quem está na rua.

Sendo assim, ou a empresa adota uma estratégia de proteção para seus dados ou terá problemas, com ou sem pen drives. Eficientes programas de firewall, bons antivírus, boa política de segurança nos dados, internet segura, rede segura, armazenamento em nuvem seguro e confiança na equipe são formas de proteção efetivas. Se eliminar o pen drive, quem garante que os dados não vão fugir pelos e-mails?

Pen drive – Tentar eliminar o uso de pen drive como estratégia de segurança é como segurar água com as mãos. Não funciona.