Passo a Passo – Como Fazer o Treino Insanity

Com o sucesso do Insanity Workout (treino Insanity) para a perda de peso e ganho de condicionamento muscular, mais e mais pessoas estão o procurando. Afinal, quem já fez o Insanity ou conhece alguém que faz sabe o quão poderosa é essa rotina de treinamento.

Se você quer emagrecer rápido, ficar em excelente forma de maneira saudável e não se preocupa em trabalhar duro para isso, então o Insanity será perfeito para você. Tudo o que você precisa é de 40 minutos por dia, um computador e bastante comprometimento. Você não precisará comprar nenhum equipamento.

Insanity workout

Insanity workout – Passo a passo

Passo 1 – Obtenha os vídeos

O Insanity é um programa de treino em vídeos e você pode comprar o pacote original Insanity pelo site Beachbody.com. Para fazer o download do programa completo, recomendamos fazer o download pelo torrent, pois desta forma você pode pausar o download e assim ir baixando aos poucos se sua internet não for tão rápida. Para isso é necessário que você instale um programa chamado Utorrent no seu computador (é gratuito e você pode baixá-lo clicando aqui) depois de instalar o Utorrent no seu computador, abra-o e clique neste link.

Neste momento o download já deve ter iniciado. Quando terminar, basta você acessar a pasta “torrents” que geralmente fica na pasta C: que fica localizada em Meu Computador ou então na pasta Downloads em Meus Documentos. No arquivo baixado estarão os vídeos do Insanity e o calendário.

Passo 2 – Adicione as legendas em português

O Insanity é um treinamento americano e originalmente não possui legendas em português. Se você fez o download conforme explicado no Passo 1, basta baixar as legendas clicando aqui e descompactá-las na mesma pasta onde estão os vídeos do Insanity. É essencial que o nome do arquivo da legenda seja exatamente o mesmo que o nome do vídeo correspondente. Dessa forma na hora que você clicar para o vídeo começar, geralmente as legendas já irão aparecer (no caso do VLC player e do BS player). Entretanto, talvez seja necessário ativar as legendas no seu player de vídeo, ou arrastar os arquivos de legenda sobre o vídeo rodando, dependendo de qual você estiver usando.

Passo 3 – Começando o treino

O calendário que está junto mostra qual treino fazer em cada dia. O treino dura 60 dias. Por exemplo: Você pode ver que no primeiro dia está marcado o “Fit Test”. Então você abre o arquivo de vídeo chamado “Fit Test” e inicia o treinamento daquele dia, bastando repetir os movimentos que os modelos fazem no vídeo.

No mais, existem 3 coisas importantes que você precisa saber. Abra o calendário e confira:

  • Fit Test: É um teste que mostra como está seu condicionamento. Você fará ele algumas vezes durante os 60 dias de treinamento. O vídeo começa com um aquecimento e logo após começam os exercícios. O objetivo é que você anote quantas repetições de cada exercício você conseguir fazer durante um minuto. Assim, durante o treino, você poderá acompanhar sua evolução em números!
  • Rest day: É o dia de descanso! Você irá treinar 6 dias por semana. O sétimo dia é importante para os músculos descansarem e se recuperarem para a semana seguinte.
  • Recovery week: O treino Insanity dura dois meses. Entre estes dois meses está a “Recovery week” (semana para recuperação) que é uma semana com um treino um pouco mais leve para recuperar e preparar o seu corpo para o segundo mês de Insanity, que é a fase mais intensa do programa. Você fará o treino do vídeo chamado “Core Cardio and Balance” todos os dias.

Em relação ao Insanity Nutrition Guide, com certeza você terá os melhores resultados possíveis se usá-lo, que é o guia nutricional do programa. Entretanto, pela grande dificuldade em segui-lo à risca, a maioria dos praticantes tem optado apenas por fazer uma reeducação alimentar.

Dicas úteis!

  1. Sempre siga o calendário! Mesmo que você não tenha conseguido fazer o vídeo inteiro, não o repita no dia seguinte! Sempre passe para o próximo vídeo, seguindo o calendário corretamente.
  2. Nunca pause o vídeo depois que você já começou! Quando você tiver que parar para descansar, deixe o vídeo rodando… não esgote seu corpo! Conheça seus limites e respeite-os.
  3. Deixou de fazer um dia? Não tem problema, faça o vídeo que você perdeu no dia seguinte.
  4. Sempre tenha uma garrafinha de água do seu lado durante o treino para você não desidratar! Afinal você irá suar como nunca suou antes na sua vida. Beba bastante água também durante o dia: Dor de cabeça costuma ser sinal de desidratação.
  5. Durante o treino mantenha sempre a coluna ereta, procure respirar pelo nariz e soltar o ar pela boca e sempre amorteça seus saltos o máximo possível.
  6. Para gravar os vídeos em um DVD, use um programa chamado ConvertXtoDVD. É em português e é bem fácil de mexer. Basta arrastar os arquivos de vídeo e legendas para a tela inicial do programa e clicar no botão “Gravar”.
  7. Participe do grupo Treino Insanity Brasil no Facebook. O grupo tem milhares de membros que te ajudarão caso surgirem dúvidas, além de ser um local onde você pode compartilhar sua experiência com outras pessoas e manter-se motivado.