Paletes de Plástico – Um Ganho na Segurança

Normalmente, quando ouvimos falar sobre paletes, a imagem que nos vêm à cabeça são aqueles de madeira, não é? Se parecem com estrados de cama, porém feitos com madeira mais larga e com um formato mais perto do quadrado do que do retângulo. Mas você já ouviu falar sobre os paletes de plástico?

“Parece engradado de cerveja”

De fato, lembra bastante! Principalmente pelas cores chamativas e pelos “casulos” que sua arquitetura cria. Parecem, mesmo, que foram feitos para comportar garrafas de cerveja, e não as muitas toneladas para as quais foram projetados para suportar. Mas além da aparência diferente, você conhece as vantagens de se usar um palete de plástico ao invés de um de madeira em seus estoques?

Visual

Paletes de plástico coloridosUm palete de madeira tem aquele ar tradicional, já que é usado há mais tempo. Só que essa aparência rústica dá uma cara de “tiozão que parou no tempo”, não é? Os paletes de plásticof têm uma aparência mais “profissional” (por assim dizer), transmitindo uma sensação de modernidade, de empresa que melhora com o tempo. Isso é ótimo, tanto para seus funcionários quanto para seus clientes!

Limpeza

Os paletes de plástico são laváveis como qualquer objeto plástico que você conhece. Bastou uma aguazinha aqui, um sabãozinho lá e voi-lá: limpo e pronto para outra! Já os de madeira não costumam receber tratamento impermeabilizante; isso quer dizer que eles absorvem umidade, seja do ambiente, seja da carga. Com o tempo, essa umidade acumulada começa a favorecer a aderência de sujeiras e daí para o surgimento dos fungos é um pulo. Surgem aquelas manchas escuras profundamente aderidas às peças de madeira, tornando o aspecto do palete um tanto… suja. E de fato está! E o pior: não tem como limpar depois que isso acontece. E à medida em que essa confusão toda de umidade, sujeira e mofo vai aumentando, ele vai chegando a uma condição ruim de…

Durabilidade

Palete de madeiraQuanto mais atacado por fungos o palete está, menor sua durabilidade. Claro, não é da noite para o dia que ele será “aposentado” mas a cada semana vai ficando mais nítido de que aquele palete novinho que sustentava tanto peso já começa a falar que “é melhor colocar menos coisa, senão eu quebro e vai cair tudo”. Logo terá que ser substituído por um novo que, mais cedo ou mais tarde, vai entrar na mesma rotina. Como os paletes de plástico não favorecem a proliferação de mofo por acúmulo de umidade (a menos que o proprietário seja extremamente descuidado), sua estrutura permanece íntegra por mais tempo. A logo prazo, significa um descarte bem menos frequente de paletes – ou seja: economia!

Resistência

Os paletes de madeira são super resistentes mas, numa eventual queda, podem aparecer rachaduras nas tábuas, entortamento de pregos, etc. Já os paletes de plástico são mais leves e nem recebem pregos para fixar suas partes. Ou seja, se caírem, a possibilidade de não apresentarem danos estruturais severos (além de alguns arranhões superficiais) é grande.

Segurança no manuseio

Palete madeira plastica Você deve ter pensado nisso quando leu o item acima, não é? Madeiras fixadas com pregos; rachaduras e farpas causadas pelo uso ou por quedas… Imagine quando os empregados forem manusear peças assim? Isso sem contar os processos alérgicos que os paletes com madeira mais comprometida por mofo podem causar! Isso tudo possibilita um aumento razoável no número de faltas dos empregados por motivo de saúde – inclusive pode render algum processo por acidente de trabalho! Imagine! Conforme o tamanho da farpa ou do prego e a extensão do ferimento causado por eles… Melhor nem pensar. Preferir os paletes plásticos é uma forma de indicar sua preocupação com o bem-estar de seus funcionários, e isso com certeza vai ser refletido positivamente na imagem que eles têm de você – imagine os reflexos disso no ritmo de trabalho deles? Só pode melhorar.

Sustentabilidade

Sim! Se os paletes são de plástico, significa que são recicláveis! Ou seja, você não vai obrigar a indústria a plantar áreas enormes de árvores como eucalipto para que sejam derrubadas e transformadas em paletes – os seus podem vir dos milhões de toneladas de plástico descartados diariamente. Você equipa seu depósito e ainda demonstra sua preocupação com o meio ambiente. Bom, não é?

“E para fazer artesanato? Também serve?”

Pois é… é a única incompatibilidade entre os paletes de plástico e os de madeira. De fato, estes últimos não têm nenhuma afinidade com o artesanato – pelo menos não como os de madeira. Mas como sempre aparece uma ideia nova na internet, não se assuste se um dia começarem a surgir ideias para esse tipo de uso com estes paletes modernos!

Palete reutilizado