Os Temas de Odontologia e Seus Enigmas

A beleza estética vem sendo umas das buscas mais incessantes que diversas classes estão referendando nos últimos anos. De acordo com vários institutos de pesquisa, mais de 70% dos Brasileiros anseiam fazer alguma correção de caráter facial ou corpórea. Nunca, na história do país, houve uma busca tão grande por esses cuidados. Mas um, em especial, se destacada profundamente, os tratamentos dentários.

Inúmeros programas federais e privados foram desenvolvidos ao longo dos últimos dez anos, visando saciar a busca do Brasileiro pelo sorriso perfeito. Tal ação fez a ramificação crescer, se tornando uma das mais importantes. Várias empresas foram criadas e aperfeiçoadas, mostrando uma padronização crescente e sem variabilidade desse mercado.

Observando isso, um alto contingente de adolescentes começou a desenvolver estudos na área, e o número cresce ano após ano, acompanhado com a crescente demanda do segmento. Contudo, nesse interim, existe um forte ruído que diminui o número de alunos formados na área, que é a definição dos temas de odontologia para o TCC.

Uma grande luta requer grandes lições.

sala-de-um-curso-de-odontologia

Normalmente, um curso de odontologia dura, em média, de 4 a 6 anos. Seu processo acadêmico é corrido e muito desgastante. Ao longo de vários meses, o aluno é posto em desafios que poucos conseguem resistir. Entretanto, esses “obstáculos” se tornam em grandes fontes de estímulo para a maioria dos estudantes.

O curso de odontologia é um dos poucos no Brasil que conseguem formar quase 50% dos seus estudantes que iniciaram a empreitada. Ele vem sendo avaliado, por instituições estrangeiras da área, como um dos melhores no mundo. Vários dentistas formados no brasil viajam para o exterior e constroem suas carreiras em outras nações.

Todavia, para toda essa fábula ser transportada para a realidade, é necessário frieza, concentração e raça, principalmente na definição para os temas de odontologia num TCC, colocado por muitos alunos, como a fase mais difícil de todo o processo do curso.

Bons temas de odontologia podem ser definidos através de boas conversas

correria-a-inimiga-do-estudante

A busca por um tema perfeito se correlaciona, diretamente, com boas ações “politicas” em torno de um grupo. Quase 80% dos trabalhos de TCC feitos são oriundos de formações grupais que contenham entre 4 a 6 pessoas. Poucos são as atividades executadas de forma autônoma e sozinha.

Um dos principais motivos para esse dado é o ritmo que a maioria dos estudantes colocam nos seus dias. Muitos trabalham, outros fazem cursos, ou tem diferentes empecilhos. É muito difícil, atualmente, encontrarmos pessoas que consigam pegar um dia inteiro para se focar, diretamente, aos estudos. Por essa razão, um bom definidor para temas de odontologia deve ser, acima de tudo, um ótimo politico

Superação é igual a crescimento e alegrias contínuas.

Portanto, quando se desenvolve um processo de confecção do TCC, boa parte dos estudantes caem em total desespero. Mas a solução do caso é simples, mas difícil de ser executada, pois são poucos grupos que conseguem se articular internamente bem, criando um consenso objetivo da atividade que deverá ser realizada. Definir estratégias em uma área tão competitiva e crescente, como a odontologia, é um desafio que poucos conseguem. Mas esses que triunfam não perdem o compasso do crescimento profissional e pessoal.