Os Perigos das Lentes que Fazem a Íris Parecer Maior

Lentes de Contato que Aumentam os Olhos

Lentes de Contato que Aumentam os Olhos

Foi-se o tempo em que lentes de contato eram acessórios usados somente para melhorar a visão de pessoas que possuíam alguma disfunção ocular. À medida que o tempo passa, elas se tornaram também importantes na formação de um visual estético, algo com mais estilo, e que pode inclusive, modificar a anatomia dos olhos de quem as usa.

Existem lentes que aumentam o tamanho dos olhos porque não são fixadas apenas sobre a íris, mas também a parte branca dos olhos. A intenção de quem utiliza esses modelos de lentes é ficar com os olhos parecidos com personagens de desenhos japoneses. Mulheres com olhos grandes e diferentes do convencional. A moda parece ter sido agravada com a cantora pop Lady Gaga, que aparece em um de seus clipes (Bad Romance) com olhos enormes, muito provavelmente desenvolvidos por meio de computação gráfica.

As lentes coloridas normais às vezes ainda são usadas com propósitos de corrigir a visão além do motivo estético; mas estas lentes nem sequer têm grau na grande maioria das vezes, são usadas simplesmente pelo fator estético. Ou seja, acabam correndo risco à toa, apenas por fator cosmético.

No entanto, esse tipo de lente que se torna moda entre meninas jovens, pode conter riscos à saúde de quem as utiliza. De acordo com médicos oftalmologistas especialistas no assunto, lentes exageradamente grandes podem bloquear a chegada de oxigênio aos olhos e causar problemas sérios na vista. A oxigenação dos olhos é importante para gerar o umedecimento necessário para mantê-los sempre lubrificados.

Em alguns países, como nos Estados Unidos, é proibida a venda de quaisquer lentes de contato sem a receita de um médico oftalmologista. Muitas dessas lentes são contrabandeadas exatamente por poderem gerar problemas de visão e não serem permitidas por agências de saúde dos países. Além do risco à saúde, a comercialização deste produto é também algo ilegal que movimenta um mercado informal danoso à população. Elas podem ser compradas na internet por 20 dólares, cerca de 40 reais.

Cuidar da própria saúde é muito mais importante do que parecer mais atraente. Este aspecto deveria ser levado mais em consideração antes de se adquirir um acessório tão perigoso. No Brasil não é proibido usar tais tipos de lentes, mas se alguem quiser usar lentes bizarras assim, que use alguma lente “diferente” de qualidade que seu oftalmologista conheça e possa aconselhá-lo.