Os Melhores Métodos Anticoncepcionais

A grande maioria das mulheres usa diariamente um método anticoncepcional hormonal, que aliado ao método de barreira, conhecido popularmente como camisinha, evita a gravidez e doenças sexualmente transmissíveis. O anticoncepcional e a camisinha, quando usados juntos formam o método anticoncepcional mais seguro que existe.

Mas você sabe quais os tipos de contraceptivos hormonais existentes? Existem as pílulas, que são tomadas diariamente em ciclos de 28 dias, com ou sem pausa mensal, onde ocorrerá a menstruação. Existem também os adesivos, que são colados na pele da mulher e vão liberando hormônio na corrente sanguínea diariamente e trocados mensalmente. Assim como os adesivos, existem também os implantes, que também liberam hormônios diariamente, mas são implantados dentro da pela da mulher, durando em média 3 anos. A injeção funciona como a pílula, porém pode ter duração mais longa, de até 3 meses.

Para as mulheres que querem mais praticidade e a despreocupação, existem os métodos endoceptivos, que são inseridos dentro do útero da mulher. Esse método tem longa duração, diferente da laqueadura, é reversível e muito eficaz. É inserida uma estrutura em forma de T, dentro do útero da mulher, com hormônios, que são liberados diariamente. O hormônio usado no sistema intra-uterino é o levonorgestrel, altamente tolerado por mulheres.

O Mirena é um bom exemplo de método endoceptivo. O Mirena deixa o muco cervical espesso, impedindo a passagem dos espermatozóides e a conseqüente gravidez. Além disso, o Mirena inibe o crescimento do endométrio, fazendo com que o útero se torne desfavorável a gravidez, aumentando ainda mais a segurança da mulher e um sangramento mensal menos intenso. Este é um método muito eficaz, ainda mais do que os métodos hormonais convencionais. O Mirena é muito indicado para mulheres que tenham fluxo menstrual muito intenso ou que não queiram mais ter filhos, mas que preferem não efetuar a laqueadura. Ele dura 5 anos, portanto garante mais tranquilidade à mulher. E quando quiser engravidar, basta procurar o médico e remover Mirena.

Existem muitos métodos contraceptivos. Procure o seu médico e decida o melhor para você.