Os melhores ambientes para colocação de pisos de madeira

O piso de madeira é uma excelente opção para quem deseja deixar a casa mais aconchegante e confortável. Apesar de ter um custo um pouco maior do que outros revestimentos, ele confere elegância, ao mesmo tempo em que equilibra todos os elementos do ambiente.

De modo geral, ele é mais indicado para salas de estar, jantar e quartos. Isso porque os pisos do tipo realçam a sensação de aconchego e geram uma atmosfera agradável. Além disso, esses locais estão menos propensos a sujeiras, que podem acabar se acumulando nos vãos das madeiras e danificar o material.

Os melhores ambientes para colocação de pisos de madeira

O piso de madeira deve ser preferencialmente colocado em ambientes que não tenham contato com a água, exceto os decks. Os líquidos são grandes inimigos dos revestimentos, prejudicando a sua qualidade e aparência. Isso sem contar que locais úmidos podem gerar o surgimento de fungos.

Por conta disso, na hora de usar esse material, sempre escolha locais que não sejam molhados, como os dormitórios e as salas de entretenimento. Com toda a certeza, nesses ambientes, eles irão te dar todo o conforto e elegância desejados.

Dicas para escolher o piso de madeira ideal para a sua casa

Na hora de escolher um piso de madeira para a sua casa, é muito importante ficar atento a alguns fatores essenciais. Tenha em mente que, assim como a pintura das paredes, o revestimento do chão serve como uma moldura para o ambiente.

Logo, leve em conta o que está dentro dela. Móveis, objetos de decoração, luminárias, tudo isso interfere. Por conta disso, na hora de escolher o revestimento, pense no conjunto da obra.

Tipos de pisos de madeira

Se você deseja colocar um piso de madeira na sua casa, é essencial conhecer as principais tendências da área de decoração. Atualmente, existem várias opções de revestimentos do gênero que combinam muito com os ambientes quentes (quarto, sala de estar, sala de jantar etc). Confira os principais abaixo.

  • Assoalho ou taboão: Essa é uma excelente opção para quem busca um piso de madeira de longa duração. A vida útil desse revestimento é de 30 anos em média, quando bem instalado. Além disso, ele oferece uma sensação térmica agradável. Contudo, para instalá-lo, é necessário um contra piso e uma impermeabilização.
  • Madeira reciclada: Esse tipo de revestimento é uma ótima alternativa para quem busca uma opção sustentável. Ele é composto por 40% de madeira maciça e 60% de madeira reaproveitada.
  • Taco: É ideal para quem busca um design diferente. É possível escolher entre tamanhos de tacos variados, bem como diversos desenhos. A maior vantagem é que ele pode ser colocado sobre outro piso. A desvantagem é a taxa de material perdido, entre 8% e 15%.
  • Parquê: É parecido com o Taco, contudo, para formar uma placa são necessárias quatro peças. Também é ideal para quem busca layouts diferentes para os ambientes, mas sua instalação é mais trabalhosa, exigindo uma série de processos essenciais.

Na hora de escolher o seu piso de madeira, tenha em mente que, além do tipo, é muito importante pensar na cor. Tonalidades mais escuras tendem a dar um charme a mais, contudo, revelam riscos com mais facilidade. Já os tons mais claros trazem mais energia ao ambiente.

Saiba como fazer a manutenção do seu piso de madeira

Para garantir a vida útil do seu revestimento, é importante tomar dois cuidados importantes. O primeiro deles é usar apenas produtos próprios para madeira, o segundo é nunca utilizar água, a não ser que ele tenha uma proteção impermeável.

Tomando esses dois cuidados na hora de fazer a manutenção do seu piso de madeira, com certeza você conseguirá deixá-lo ainda mais belo e garantir que ele dure por muitos anos.