Os EUA Já Contam com o Supercomputador Mais Rápido do Mundo

Um supercomputador é um computador com altíssima capacidade de processamento, velocidade e conta com um conjunto grande de memória interna.  Destina-se a áreas de pesquisa que trabalham com grande quantidade de processamento de dados. Os supercomputadores costumam ser usados para estudos militares, avanços na medicina e exploração de novos recursos científicos e químicos.

Nesse mês, nos EUA, foi apresentado pela IBM o mais novo supercomputador mundial. Ele será usado principalmente para simulações de armas nucleares em processos de deterioração. O Sequoia, nome da supermáquina, conta com mais de 1,5 milhão de processadores.

supercomputador

Podemos resumir o desempenho de um supercomputador como sendo a soma de diferentes modelos de computadores trabalhando em conjunto, sempre ao mesmo tempo. Essa tecnologia de ponta ajudará em estudos e simulações de armas nucleares. Os pesquisadores também esperam entender detalhes sobre a vida útil de detritos nucleares, evitando assim a necessidade de se fazer testes reais. O Sequoia acaba de ser instalado no Laboratório Nacional de Lawrence Livermore, na Califórnia, e pertence ao Departamento de Energia americano.

Para Thomas D’Agostino, responsável pela Administração de Segurança Nuclear Nacional (NNSA, sigla em inglês), o novo supercomputador garante o primeiro lugar aos EUA no ranking do setor. Ranking este liderado até os últimos meses por China e Japão, países que detinham as supermáquinas mais rápidas do mundo até o final do primeiro semestre de 2012.