Os Escrúpulos de Maigret – Georges Simenon

Durante um período de calmaria, onde não apareciam muitas investigações para serem feitas, o comissário Maigret é procurado por um homem que lhe apresenta um caso inusitado: ele acredita que sua mulher está tentando envenená-lo e vem até Maigret não para fazer alguma denúncia e tentar prendê-la, pois não tem provas, mas para deixar o comissário a par da situação e que, segundo ele, se acontecesse alguma coisa com ele, para que o comissário pudesse prender a pessoa responsável.

O nome desse visitante inesperado: Xavier, que trabalha em uma loja de brinquedos, vendendo trens elétricos. Além da profissão bastante incomum, Xavier descreve a Maigret outro fato que o deixa curioso: sua esposa é dona de um boutique de grife e vive uma realidade bem diferente daquela a que Xavier está acostumado. Durante a visita, Maigret é chamado para um assunto urgente e, ao retornar a sala para continuar a conversa com Xavier, descobre que o mesmo deixou o local sem dar uma explicação plausível.

Apesar de não encontrar indícios que o levam a provar que realmente alguma coisa errata está acontecendo e que Xavier ou sua esposa possa estar tentando matar um ao outro, Maigret tem a intuição de que deve investigá-los e tentar entender o que pode estar acontecendo.

Com a ajuda de alguns colegas, ele consegue descobrir outros personagens curiosos que se somam à história: a cunhada de Xavier, viúva, que mora na mesma casa que o cunhado e a irmã, além do sócio da boutique, que parece ter algum sentimento pela esposa de Xavier. Após ser procurado novamente tanto pela esposa, quanto por Xavier, Maigret decide que é hora de fazer um teste para verificar a sanidade de Xavier. Entretanto, na noite anterior ao dia em que Xavier deveria fazer o teste, uma tragédia acontece na casa: Xavier é encontrado morto e sua esposa também sofreu intoxicação.

Cabe então ao comissário desvendar o mistério: quem é o verdadeiro culpado do crime? A esposa de Xavier, que simulou o próprio envenenamento e matou seu marido? Ou o próprio Xavier tentou a mesma façanha, mas acabou morrendo pelo fato de que sua mulher alega ter mudado a ordem das xícaras?