Os Confrontos Bem Brasileiros da Libertadores 2013

O torneio é a Taça Libertadores 2013, mas pode facilmente virar um ‘Brasileirão’ na reta final. Isso porque todos os seis times do país se classificaram para as oitavas de final e a competição está, até o momento, sendo dominada pelas equipes brasileiras. Se a hegemonia continuar, as chances de novos cruzamentos entre rivais nacionais só aumenta.

Um duelo já está garantido, entre o Atlético-MG e o São Paulo. O curioso é que o vencedor dessa disputa pode chegar à final e ser o campeão jogando apenas contra brasileiros. Analisando as possibilidades: quartas de final contra o Palmeiras, caso o alviverde avance na competição; a semifinal poderá ser contra o Corinthians e uma eventual final contra o Fluminense ou o Grêmio. Esses últimos, aliás, já se enfrentaram em duas partidas na fase de grupos, e podem voltar a se encontrar na semifinal da competição.

Os mineiros, donos da melhor campanha do torneio, enfrentam os tricolores paulistas, que pegaram a última vaga na classificação para as oitavas. Mas esse abismo não deve ser relevante a partir de então (fase mata-mata), o duelo eliminatório promete ser bastante equilibrado. O Atlético tem uma vantagem, decide em casa, no Independência, onde ainda não perdeu um dérbi. Na fase de grupos, uma vitória para cada lado. O alvinegro nunca conquistou uma Libertadores, então essa é uma boa oportunidade para o feito. Já o São Paulo é tricampeão. A experiência com torneios internacionais pode fazer a diferença nessas horas. Sem contar que poderá ser a despedida de um ídolo tricolor, o arqueiro Rogério Ceni. Portanto, ambos os lados não querem deixar a competição tão cedo. Quem passar pega o vencedor de Palmeiras x Tijuana.

Além do encontro brasileiro, outro destaque será o duelo entre Corinthians e Boca Juniors, uma reedição (revanche) da final de 2012, quando o time paulista consagrou-se campeão. Por ter melhor campanha, os alvinegros jogam a primeira partida na Bombonera e decidem o duelo no Pacaembu. Quem avançar enfrenta o vencedor de Vélez Sarsfield e Newell’s Old Boys.

O Brasileirão 2013 ainda não começou, mas bons jogos não irão faltar até lá. Por enquanto, o amante do bom futebol aprecia as finais dos Estaduais, que prometem fortes emoções, a Copa do Brasil, a Libertadores e o futebol internacional, com a Liga dos Campeões.