O câncer de próstata é o câncer mais diagnosticado e é a causa mais comum de morte por câncer entre os homens. O fato triste é que a maioria dos homens não percebe quando eles adquirem essa doença, até que ela já tenha se espalhado pelo corpo. Este tipo de câncer se espalha rapidamente, mas pode ser prevenido uma vez que você saiba os sintomas do câncer de próstata.

O câncer de próstata pode também afetar seu bem-estar geral, influenciando em atividades que você normalmente faz. Pode afetar ainda o seu relacionamento com outras pessoas e até mesmo sua vida sexual. A maioria dos pacientes com câncer de próstata não reconhece os sintomas do câncer com antecedência, muitas vezes descobrindo o problema tarde demais. Felizmente, você pode evitá-los, mantendo-se bem informado sobre esta doença tão temida.

Assim como outras doenças, o câncer de próstata tem vários sintomas. Embora os homens mais velhos de 50 anos ou mais estejam propensos a isso. Abaixo estão cinco sintomas do câncer de próstata, os quais você precisa estar atento para a detecção precoce da doença. É bom salientar que esses procedimentos não substituem o exame feito por médico especialista. Caso estejam sentindo alguns deles, procure seu médico.

1. Dificuldades durante a micção
No topo da lista dos principais sintomas do câncer de próstata está a dificuldade urinária. Como a bexiga e a próstata são próximos um do outro, os tumores que crescem na próstata podem pressionar a bexiga causando dificuldade para urinar. Esta é um dos sintomas mais perceptíveis entre os sintomas do câncer de próstata.

2. Presença de sangue na urina
A presença de sangue durante a micção é um dos sintomas do câncer de próstata que você deve conhecer. Se o paciente já estiver experimentando esse sintoma, é aconselhável que ele já possa ir ao seu médico. Porém, isso não significa necessariamente que seja um câncer, visto que algumas das infecções do trato urinário também causam o mesmo sintoma. De qualquer forma, um check up ainda é aconselhado.

3. Dificuldades durante a ereção
Sintomas do cancro da próstata incluem dificuldades durante a ereção. Este tipo de câncer afeta a vida sexual do paciente. Ele começa com incapacidade de obter e manter uma ereção. Às vezes, ele experimenta uma ejaculação dolorosa. A próstata é uma parte do sistema reprodutor masculino por isso é comum que os sintomas possam afetar os órgãos genitais. Caso esteja se sentindo assim, busque o diagnóstico de seu médico ao invés de esperar que outros sintomas possam aparecer.

4. Inchamento nas Pernas
Talvez você possa estar se perguntando por que o inchaço das pernas é considerado como um dos muitos sintomas do câncer de próstata. Bem, conforme a doença continuar a crescer, ela vai se espalhar para os nódulos linfáticos. Quando isso acontece, as pernas começam a inchar. Às vezes, o inchaço também pode causar dor nos quadris e nas nádegas.

5. Desconforto pélvico
Alguns sintomas do cancro na próstata podem causar um grave desconforto na pélvis. Para prevenir o câncer de próstata, os cinco principais sintomas do câncer de próstata devem ser levados em consideração. Consulte o seu médico imediatamente após sentir qualquer destes sintomas para obter tratamento e diagnóstico adequados. Prevenir-se é a melhor maneira de combater o câncer de próstata.

Share Button